22.02.2016

Instituto Ecofuturo participa do “Seminário Biblioteca nas Escolas” em Recife

O Instituto Ecofuturo vai participar do “Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura nas escolas para uma vida de leituras”, que será realizado no dia 10 de março, em Recife (PE). O evento irá debater a temática, incluindo a lei da universalização das bibliotecas escolares (Lei 12.244/10), que determina que até 2020 todas as escolas do Brasil, públicas e privadas, deverão ter biblioteca.

A diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo, Christine Fontelles, participará da primeira mesa de discussão, debatendo a Lei e os possíveis caminhos para a mudança do atual cenário, por meio do acesso a recursos públicos e do engajamento da sociedade civil. Na ocasião, Christine fará uma apresentação sobre política pública de biblioteca e sobre as ações da campanha Eu Quero Minha Biblioteca, lançada em 2012 pelo Ecofuturo.

“A biblioteca na escola é o principal e, muitas vezes, o único meio de acesso gratuito ao livro, em especial à literatura. Ela é um direito que precisa ser e só será efetivado por meio de criação de políticas públicas locais e, para isso, a ação intersetorial e o engajamento da sociedade são fundamentais. Há caminhos concretos e falaremos sobre eles no Seminário”, afirma a diretora.

O desenvolvimento de competências de leitura e escrita como a base para a educação de qualidade é uma das causas do Instituto Ecofuturo que, por meio do Projeto Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, busca a democratização do acesso ao livro e à promoção de leitura. A partir de mobilização intersetorial e com o patrocínio da iniciativa privada, o programa promove a implantação de bibliotecas abertas à comunidade. Até este ano, 107 unidades foram inauguradas, em 12 estados do País. Mantidas pelo poder público local, com a participação da sociedade, o projeto garante acervo de qualidade focado em literatura, formação de profissionais para o atendimento ao usuário, além da realização de Oficina de Gestão Pública, com o objetivo de orientar sobre meios para garantir a sustentabilidade do espaço.

O “Seminário Biblioteca nas Escolas: da leitura nas escolas para uma vida de leituras”, realizado pela Editora Cubzac, acontece no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Shopping RioMar – Recife (PE), das 9h30 às 17h45. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.cubzac.com.br.