14 jun

Leitura e natureza!

O nosso projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo busca democratizar o acesso ao livro e promover a leitura, e durante o processo de implantação da biblioteca, oferecemos também cursos de formação para educadores e representantes da comunidade que receberá o novo espaço.

Para estimular a relação das pessoas com a natureza, e ampliar a conexão entre educação e meio ambiente, agora o projeto oferece uma nova oficina sobre educação socioambiental, além de dedicar ao tema parte do acervo das bibliotecas.

A novidade visa promover o uso do ambiente natural como espaço educador e para a promoção de leitura, estimulando também a reflexão sobre sustentabilidade. “Com a iniciativa, o Ecofuturo integra ainda mais seus pilares de atuação e reitera a indissociabilidade dos temas. É no contato com a natureza que despertamos nossa consciência socioambiental e por meio da leitura acessamos conhecimento e desenvolvemos nossa imaginação. Ao conectarmos a criança com a natureza e o conhecimento, estamos construindo as bases para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e para a construção de um futuro mais sustentável”, conta Marcela Porto, superintendente do Ecofuturo.

O encontro acontece ao ar livre e, por meio de dinâmicas e reflexões em grupo, contribui para despertar o olhar dos participantes à promoção de leitura sobre e na natureza, apresentando o livro como um excelente instrumento para potencializar e incentivar a vivência em ambientes naturais.

“O contato da criança com a natureza impacta todos os aspectos do seu desenvolvimento, inclusive a construção do respeito ao meio e de vínculos de qualidade com as outras pessoas. Alguém que tem esse contato desde cedo, se torna um adulto com mais consciência ambiental e com maior repertório sobre sustentabilidade. E a leitura contribui muito para essa formação”, explica Michele Martins, que conduz a nova oficina e é também responsável pelo Meu Ambiente, programa de Educação Socioambiental que desenvolvemos no Parque das Neblinas.

Comentários

  1. Gostaria de obter mais detalhes sobre esse projeto para que juntos possamos realizar um trabalho nas escolas do campo e Quilombolas

    Obrigada

  2. PAola!
    Parabéns pela iniciativa! Gostaria de receber informações sobre o curso de formação!
    Abraços!
    Obrigada!

  3. estou interessado em adquirir mais conhecimento, pois já iniciamos os trabalhos como biblioteca comunitária e queremos mais formação.

  4. Como é bom implantar uma Biblioteca Comunitárioa, onde as pessoas da comunidade fazem deste espaço uma troca de saberes de livros e seus autores , um diálogo constante sobre a preservação da natureza e a beleza natural do meio ambiente , os cuidados com o planeta que vivemos em prosa e versos por um mundo melhor mais humano onde pessoas aprendam com os livros que a tecnologia somente é importante quando respeitamos as diferentes culturas e povos com suas histórias . Que devemos aprender a respeitar as pessoas e respeitar suas diferentes culturas , que cada pessoa tem sua estória que pode ser construída nas paginas de um livro na sua comunidade. Entender o seu mundo dando uma contribuição cultural para a humanidade .

  5. O mundo precisa de pessoas que gostem de ler para aprender a construirem suas estórias e dar sua contribuição cultural da história da sua comunidade, aprendendo a interpretar o seu mundo .

  6. Fazer esse curso foi ótimo…
    Eu pensei que seria um curso de reciclagem…só não imaginava que a reciclagem seria em mim…
    Muito obrigada ECOFUTURO!!!
    Imensamente agradecida!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário