11 dez

Ler nas férias – dicas de acervo

Na semana passada, comentamos que, durante as férias, planejamos idas ao parque, ao teatro e ao cinema, mas nem sempre pensamos em biblioteca. Se ler ultrapassa as metas curriculares das escolas e é algo que se expressa e se vivencia junto aos outros, agregando descobertas e valores como ato social sofisticado que é, trata-se, antes de tudo, de uma forma de viver que se incorpora e se exercita sempre. E como qualquer ato que intensifica a vida, qualifica melhor inclusive nossas férias. Vejamos.
As férias mais longas do ano coincidem com o verão, um convite a brincadeiras e passeios na praia, na cachoeira, nos açudes, nos parques… Sabe aquela bolsa de itens indispensáveis nessas ocasiões? Experimente colocar um bom livro nela. Livro é para isso mesmo: produzir intensidades a toda hora e em qualquer lugar. Não é guardadinho na estante ou só “para a hora de estudar”, limpinho, protegido do manuseio, que ele vai se prestar a isso. Livro é vivo – e é lá aonde as pessoas vivem que ele deve ser levado!
Se faz calor, então chove, certo? E por que a chuva estragaria nosso barato? Já experimentou a sensação aconchegante de uma tarde chuvosa na biblioteca? Ou em casa, na companhia de livros? Com livro, aliás, é assim mesmo: tudo acontece, intensamente, quando estamos aparentemente parados.
Férias é um período de grande liberdade, não é mesmo? O que vamos fazer com ela? Ora, escolher os assuntos e temas que mais nos interessam e encantam! Escolhendo, promovendo encontros com os livros, experimentando, é que um dia finalmente aprendemos o que realmente desejamos ler. Aí vale lembrar que pais e funcionários de biblioteca são pessoas importantíssimas para esse aprendizado. Seja partindo de sugestões de temáticas mais adequadas às respectivas idades, seja indicando livros baseados na personalidade, idade e gosto do pequeno leitor – e essa é a estratégia mais acertada. Conversas e rodas de leitura são ocasiões infalíveis para se conhecerem os frequentadores da biblioteca e o gosto dos nossos próprios filhos, primos, sobrinhos… Um belo dia lá irão eles, circulando elegantemente entre acervos enormes, escolhendo autonomamente seus livros. Até que isso aconteça – e acontece mais cedo do que a gente imagina, quando há estímulos – , vale entrevistar, perguntar, pesquisar e oferecer várias opções de leitura. Apresentar um resumo, ler trechos e mesmo mostrar a capa de uma publicação a uma criança pode ser o quanto basta para despertar o interesse pelos livros.
Então, vamos começar. Criamos uma lista inicial. O resto você completa! A pedido do Ecofuturo, a especialista em Biblioteconomia Glaucia Mollo preparou uma pequena lista de sugestões de leitura, para todos os públicos – inclusive os bebês. Lista de livros é coisa sempre aberta e está sempre crescendo. Então, o que sugerimos a seguir é só um ponto de partida; a partir dela, pais e funcionários de bibliotecas podem criar suas próprias listas de indicação de leitura para as férias. A verdade é que, depois que a gente começa, pega o jeito, se empolga e não para.
Sugestões para jovens:

O poeta Mário Quintana escreveu que o livro é uma dupla delícia, pois traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado. Já a escritora Heloísa Prieto avisa aos jovens que a literatura é o jogo da verdade que se expressa por meio da mentira.

Cativar o jovem para a leitura exige enredos interessantes e que façam ligações com o dia-a-dia, já que os adolescentes, em geral, vivem numa fase difícil e em ruptura com o mundo infantil. Daí ser importante oferecer aos jovens um “cardápio” diferenciado de gêneros literários, com ou sem ilustrações, para que escolha o seu.

A literatura tem uma dimensão socializadora, promove encontros, culturais, sociais, históricos, emocionais. E esta perspectiva, tão similar à ofertada pelas redes sociais, pode encantar a garotada. Aqui compartilhamos uma dica de 15 bons livros cuidadosamente selecionados que “conversam” com a garotada desta fase – e de outras, também, já que não há censura para a literatura.

1) Nem Tudo Começa com um Beijo

A ARAÚJO, Jorge. Editora Agir (2005)
2-) Com Certeza Tenho Amor
COLASANTI, Marina. Editora Global (2009)
3-) Romances de Cordel
GULLAR, Ferreira. Editora José Olympio (2009)
4-) A Vida na Porta da Geladeira
KUIPERS, Alice. Editora  Martins Fontes (2009)
5-) Pena de Ganso
LACERDA, Nilma. Editora Dimensão (2005)
6-)  O Fazedor de Velhos
LACERDA, Rodrigo. Editora Cosacnaify (2008)
7-) Marginal à Esquerda
LAGO, Ângela. Editora RHJ (2009)
😎 Lis no Peito: Um Livro que Pede Perdão
MARINHO, Jorge Miguel. Editora Biruta (2005)
9-) Livro das Perguntas
NERUDA, Plablo. Editora Cosacnaify (2008)
10-) Querida
NUNES, Lygia Bojunga. Editora Casa Lygia Bojunga (2009)
11-) Por um Simples Pedaço de Cerâmica
PARK, Linda Suie. Editora Martins Fontes (2009)
12-) O Olho de Vidro do meu Avô
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Editora Moderna (2004)
13-) O Rapaz que não era de Liverpool
RITER, Caio. Edições SM (2006)
14-) Kafka e a Boneca Viajante
SIERRA i FABRA, Jordi. Editora Martins Fontes (2008)
15-) A Lenda do Violeiro Invejoso
SOMBRA, Fábio. Editora Rocco (2005)
Sugestões para os bebês
Quando um adulto lê literatura para um bebê inaugura sua primeira experiência com a linguagem escrita, não apenas como um recurso utilitário, mas como experiência estética, e o insere em nossa “humanidade comum”, oferecendo fundamental alimento cultural para toda a vida.
Você vai se surpreender com a atenção que um bebê presta a uma leitura em voz alta. Assim como a gente fala com a criança antes que ela saiba o que as palavras significam, deve-se ler para ela. Isso distrai, faz rir, facilita a aprendizagem da fala e forma uma base essencial para perceber que existem algumas formas de comunicar que são mais ricas e caprichadas do que outras, insere o bebê no mundo das palavras e do sentido da linguagem.
Abaixo você conhece uma seleção de 10 livros especialmente confeccionados para que os bebês pequenos possam, inclusive, manipulá-los sozinhos, ainda que não o façam de forma tradicional. Os livros não oferecem risco, pois são confeccionados em tecido ou plástico, materiais atóxicos e que podem ser limpos com facilidade para maior higiene. Possuem ilustrações grandes, coloridas e que estão presentes no cotidiano do bebê.
Vale lembrar que os livros para bebês devem ser de pano ou plástico, possam ser limpos com facilidade e que contenham pequenas frases e ilustrações grandes que fazem parte do cotidiano da criança, além disso, os livros devem ser coloridos e confeccionados de materiais não tóxicos e antialérgicos.
1-) Brincando com a Rã
RETTORE, Kenny. Editora Salamandra – 2009 (livro de pano)
2-) Brincando com a Joaninha
RETTORE, Kenny. Editora Salamandra – 2009 (livro de pano)
3-) Um Dia com Lilico
GRÉGOIRE, Marie-Helène. Editora Salamandra – 2009 (livro de pano)
4-) Meus Carrinhos
Editora Salamandra – 2006 (livro de pano)
5-) Carneirinho, Carneirão
GRÉGOIRE, Marie-Helène. Editora Moderna – 2008 (livro de pano)
6-) Na Piscina com o Patinho
GRÉGOIRE, Marie-Helène. Editora Moderna – 2009 (livro de banho)
7-) Guga, a Tartaruga
Editora Salamandra – s.d. (livro de banho)
😎 Estrela do Mar
Editora Salamandra – 2008 (livro de banho)
9-) Plim, o Pinguim
GRÉGOIRE, Marie-Helène. Editora Salamandra – 2007 (livro de banho)
10-) Pluft, o Polvo
Editora Girassol, 2008 (livro de banho)
Sugestão de livros para crianças
10 livros indicados para crianças que estão se alfabetizando, pois são escritos com poucas e pequenas frases que dão autonomia de leitura ao leitor iniciante. Os textos são escritos em linguagem simples e que faz parte do universo da criança, e há o predomínio das ilustrações que ampliam o texto.
Cuidar da educação para a leitura de literatura de uma criança é cuidar para que ingresse de forma positiva no mundo da linguagem, há séculos em contínua construção pelos seres humanos, e perceber-se conectado a um destino comum: a história humana na Terra. Boa leitura!
1-) Caras carinhas e caretas
FREYMANN, Saxton. Editora Salamandra (2000)
2-) Cocô de passarinho
FURNARI, Eva. Companhia das Letrinhas (1999)
3-) Toda criança gosta…
HETZEL, Beatriz Bozano. Editora Manati (2007)
4-) Fiz voar meu chapéu
MACHADO, Ana Maria. Editora Formato (1999)
5-) Pê de pai
MARTINS, Isabel Minhós. Cosacnaify (2009)
6-) O menino azul
MEIRELES, Cecília. Editora Global (2004)
7-) Vizinho, vizinha
MELLO, Roger. Companhia das Letrinhas (2002)
😎 Oscar levou a culpa
ROSS, Tony. Martins Fontes (1998)
9-) Como começa?
TAVANO, Silvana. Editora Callis (2008)
10-) Caderno
TOQUINHO; MORAES, Vinicius e outros. Companhia Editora Nacional (2004)
Livros e histórias com temas natalinos
1)Alvinho e os Presentes de Natal
Ruth Rocha, ilustrado por Cláudio Martins e editado pelo FTD
2)Contos para um Natal Brasileiro
Rubem Fonseca, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles e outros, editado pela Relume Dumará
3)Um Natal que não Termina
Ana Maria Machado, ilustrado por Miadaira e editado pela Salamandra
4)O Diabo na Noite de Natal
Osmar Lins, ilustrado por Marilda Castanha e editado pela Companhia das Letrinhas
5)A Árvore do Beto
Ruth Rocha, ilustrado Walter Ono e editado pela FTD
6)O Natal de Manuel
Ana Maria Machado, ilustrado por Cecília Esteves e editado pela Global
7)Memórias de uma Bola de Natal
Júlio Emílio Braz, ilustrado por Odilon Moraes e editado pela Paulinas
8)O Presépio de Pipiripau
Geruza Helena Borges e editado pela Terra Editoria
9)O Natal do anambé-azul
Auxiliadora de Carvalho e Lago, ilustrado por Rui de Oliveira e editado pela Paulinas
10) História de Natal
Walmir Ayala e editado pela Villa Rica
Equipe responsável: Instituto Ecofuturo
Texto: Reni Adriano

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário