18 abr

Ler para viajar e aprender

Um livro nos permite conhecer o mundo sem sair do lugar, é um ótimo companheiro e tem papel fundamental na infância para a alfabetização, o autoconhecimento e o desenvolvimento educacional e social das crianças.

A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope a pedido Instituto Pró-Livro e divulgada em 2016, mostrou que, no Brasil, crianças e adolescentes leem mais livros do que adultos. A média geral de leitura, em 2015, foi de 4,96 livros por brasileiro. Em um período de três meses e na faixa etária de 5 a 10 anos foram lidos 3,8 livros; na de 11 a 13 anos, 5,2 livros; e na de 14 a 17 anos, 3,8 livros. Já os adultos de 25 a 29 anos leram 2,4 livros; e os de 30 a 39 anos, apenas 2,29 títulos.

Nós, do Instituto Ecofuturo, entendemos a leitura como um instrumento importante de inclusão e transformação social. O projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo já implantou mais de 100 bibliotecas em todo o Brasil, em parceria com a comunidade, o poder público e empresas apoiadoras. E foi em uma dessas bibliotecas que Milena Santos Moura, de 16 anos, intensificou sua relação com os livros.

Desde 2015, ela frequenta a Biblioteca Comunitária Ecofuturo de João Lisboa, no Maranhão, implantada na Unidade Integrada Paulo Madeira. Mesmo estudando em outra escola e morando há alguns quilômetros da biblioteca, semanalmente, Milena pesquisa novos títulos para fazer o empréstimo.

Leitora desde os 8 anos, começou lendo livros infantis e hoje adora gêneros de ação e romances. Milena destaca que os professores foram importantes para que, ainda criança, ela desenvolvesse amor pela leitura. “Meus professores sempre me incentivaram a ler não só na sala de aula, mas em casa, com os amigos, com a família. A leitura se tornou muito natural para mim”, conta.

A adolescente também comenta que ela e os amigos gostam de participar das atividades que a Biblioteca Comunitária Ecofuturo oferece, como por exemplo as rodas de leitura em grupo. “A leitura nos faz ter mais conhecimento, falar melhor, escrever melhor. Nosso diálogo melhora porque estamos aprendendo sempre. Ler enriquece nossa cultura constantemente”, explica.

E aí, se animou? Aproveite, corra para uma biblioteca ou até uma estante de livros perto de você, escolha seu próximo título e “boa viagem”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário