26 jul

Livros levam nossa imaginação para além dos muros e ajudam a ressignificar vidas

“Um conto como eu conto”. Este foi o nome do projeto que rendeu à Biblioteca Comunitária Ler é Preciso Nelson Mandela, de Bauru (SP), a menção honrosa no 6º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas. A iniciativa mereceu essa classificação porque, mesmo com todos os obstáculos enfrentados nesse modelo de biblioteca, a equipe responsável se esforçou para apresentar um planejamento anual estruturado e que demonstrasse que a leitura poderia colaborar para mudar realidades e torná-las menos dura.

O principal objetivo do planejamento desenvolvido pela biblioteca, instalada dentro da Penitenciária Dr. Eduardo de Oliveira Viana, foi contemplar as necessidades e possibilidades de leitura dos detentos que frequentam a escola na unidade. Os responsáveis pelo projeto escolheram abordar o conto por acreditar que esse seria o gênero literário que mais estimularia as outras formas de narrar e, com isso, poderiam oferecer aos alunos do sistema prisional uma maneira de ampliar o seu campo de experiência e estabelecer uma melhor relação com universos, personagens, modos de pensar, dados diversos e compreendê-los.

As atividades exploraram leitura, interpretação de texto, contextualização e também escrita de contos com base nas análises. Os contos produzidos foram lidos em voz alta, estimulando ainda que os alunos prestassem atenção na entonação e pontuação.

O planejamento contou com o apoio de todos os professores, independentemente da sua disciplina, pois havia entre eles o consenso de que o aluno deveria ter o domínio da língua oral e escrita e que isso lhes proporcionaria mais autonomia.

Se a leitura se faz necessária em um cotidiano de uma escola tradicional, no caso dessa, sua importância é potencializada. Por meio da promoção de leitura, os professores do sistema educacional prisional podem contribuir para melhorar o vocabulário, estimular a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação, bem como alargar horizontes culturais e pessoais.  

Parabéns à equipe de Bauru pelo planejamento de promoção de leitura realizado, considerando todas as particularidades do local! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário