28 fev

Manacá-da-serra: beleza que renova!

Nesta época do ano, quem visita o Parque das Neblinas logo se encanta com os manacás-da-serra floridos – a famosa árvore com flores de três cores! Enquanto a frutificação ocorre no outono, sua floração acontece no verão com pétalas que nascem brancas, ficam rosadas durante a maturação e terminam o ciclo de vida em um belo tom lilás. Se você já esteve na reserva, com certeza admirou a beleza dessas árvores… E que tal agora conhecer um pouquinho mais sobre a espécie?

Por trás da beleza do manacá-da-serra (também conhecido popularmente como quaresmeira – mas olha só: o manacá e a quaresmeira são do mesmo gênero, porém são espécies diferentes, sabia?) está a sua importância para o processo de restauração da Mata Atlântica, uma vez que desempenha o papel de “cicatrizar” o solo em áreas degradadas.

Além de dispersar muitas sementes, a árvore é uma das primeiras a germinar quando surgem clareiras na floresta, porque precisa de bastante luz para se desenvolver – por isso, é chamada de espécie pioneira.

Isso acontece relativamente rápido e sua vida é “curta”, durando apenas de sete a oito anos. Ao crescer e se desenvolver nas clareiras, o manacá fornece sombra para que outras espécies que precisam de sombra germinem, contribuindo assim para o processo de sucessão natural da Mata Atlântica.

Curiosidades:

  • O manacá floresce mais comumente no período da quaresma, e por isso também é conhecido como “quaresmeira” – apesar de pertencerem ao mesmo gênero, o manacá e a quaresmeira são espécies diferentes
  • As flores mudam de cor à medida que envelhecem, e podem ser branca, rosa e lilás
  • Seu nome científico é Tibuchinia mutabilis, pois suas flores mudam
  • Quanto menos manacás são vistos em uma floresta, mais saudável ela está. Isso acontece porque ao “cicatrizar” as clareiras, os manacás não têm tanta luz para germinar
  • Nativa da Mata Atlântica, o manacá-da-serra pode ser considerado uma árvore de baixo a médio porte e atinge entre 3 e 12m de altura

Agora que você conhece um pouco melhor o manacá, que tal agendar sua visita ao Parque das Neblinas para ver de perto a beleza dessa e das outras espécies que conservamos por lá!?

E enquanto isso, fique ligado nos próximos posts do nosso Blog, onde vamos apresentar outras espécies presentes na área. Aguarde!

Comentários

    1. Eles são lindos em qualquer lugar Shirley! Ficamos felizes em saber que você possui e cuida com tanto carinho dessa espécie! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário