08 mar

Mulheres que inspiram: grandes nomes da literatura nacional

A literatura rompe barreiras do tempo e espaço, promove reflexões sobre nosso mundo interior e exterior, amplia o repertório e abre as portas para o conhecimento. Sabendo disso, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, trouxemos alguns belos exemplos de mulheres que marcaram a literatura nacional, compartilhando sua sabedoria, talento e pensamentos com milhares de leitores…

Lygia Fagundes Telles

Nascida em 1923, Lygia Fagundes Telles é conhecida por suas grandiosas obras, que abordam temas como amor, morte e temores, de forma elegante. Tamanho talento foi o que marcou o sucesso de clássicos como Ciranda de Pedra e As Meninas, além dos belos contos da coletânea Antes do Baile Verde.

A escritora já recebeu o Prêmio Camões em 2005, além de se tornar membro da Academia Paulista de Letras, Academia Brasileira de Letras e Academia das Ciências de Lisboa. Em sua trajetória, Lygia foi além da literatura, enaltecendo o Brasil e se mostrando disposta a trabalhar o lado educacional e social do país.

Hilda Hilst

Considerada uma das mais importantes escritoras em língua portuguesa do século XX, Hilda Hilst deixou seu legado sensato e intenso, que permeia de forma autêntica entre suas poesias, ficções, crônicas e dramaturgias. Suas obras trazem temáticas sobre os desejos e sentimentos da mulher, entregando um trabalho introspectivo e refinado. Clássicos como Cartas de um Sedutor, Do Desejo e A Obscena Senhora D romperam com tabus femininos da época.

Antes mesmo da violência doméstica ser oficialmente considerada crime, Hilda não censurava suas palavras. Foi essa ousadia e sabedoria que revolucionaram a liberdade de expressão feminina. Ainda em 2018, a escritora será a homenageada da 16ª edição do Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), o maior festival de literatura do Brasil. Uma personalidade forte e determinada como de Hilda Hilst certamente deve ser celebrada, não acha?

Nélida Piñon

De origem carioca, Nélida Piñon é a primeira mulher a se tornar presidente da Academia Brasileira de Letras. Não é pra todo mundo, né? A escritora batalhou para emplacar obras como A República dos Sonhos e Vozes no Deserto em meio a várias etapas do movimento feminista.

Nélida não começou sua carreira pelos contos, mas sim com o brilhante romance Guia-Mapa de Gabriel Arcanjo. Desde então, a escritora vem experimentando diversos gêneros, entregando sempre muita qualidade em todos eles. Sem dúvidas, ela é uma figura icônica para a literatura brasileira!

Rachel de Queiroz

Nascida em Fortaleza, no Ceará, Rachel de Queiroz veio do sertão para atingir uma das maiores conquistas da representatividade feminina no mundo da literatura: tornar-se a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977. Foi lá, vinte anos depois, que Rachel recebeu o Prêmio Machado de Assis por suas obras tão significativas. Muito legal, né?

Desde seu primeiro sucesso nacional, O Ceará, a escritora trouxe abordagens importantes com temas sociais, sempre expondo a realidade e a luta dos nordestinos contra a miséria e a seca. Em suas crônicas, poemas, romances e peças teatrais, além da análise social das personagens, Rachel trazia uma leitura psicológica de cada uma delas, tornando suas obras verdadeiras alegorias com o propósito de propagar a essência do sertão para o Brasil.

Clarice Lispector

Você provavelmente não sabia disso, mas a famosa Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, porém ela é considerada um nome da literatura brasileira por ter sido radicada no Brasil, onde desenvolveu toda sua carreira, encantando os brasileiros com sua prosa introspectiva sem igual. Com seus sentimentos sempre em evidência, a autora soube descrever a mulher de forma intimista e reflexiva.

A autora nos trouxe importantes títulos como A Paixão Segundo G.H. e Perto do Coração Selvagem. Com sua carreira tão prestigiada, ela é considerada um dos mais importantes nomes da literatura modernista!

Sem dúvidas, esses são apenas alguns exemplos de grandes mulheres presentes na literatura e na cultura nacional! As conquistas desses cinco nomes são reflexo do esforço de muitas… Que a gente continue se inspirando hoje, e em todos os dias, nas mulheres presentes em nossas vidas!

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário