18 mar

Natureza Educadora!

“Oportunizar encontros com a natureza é abrir uma porta para o encantamento, que conduz a um novo entendimento de mundo”*. A partir desta percepção, desenvolvemos iniciativas de educação ambiental, como o Meu Ambiente e o Tecendo Saberes Socioambientais.

Compreender o ambiental natural como um espaço educador é um dos caminhos para reestabelecermos a conexão com o meio – seja em um banho de rio, em uma caminhada por trilhas, na visita a uma reserva ambiental ou em uma aula ao ar livre no jardim da escola. A proposta é ensinar diversas disciplinas, tendo os elementos da natureza como contexto de aprendizagem: literatura, matemática, história, entre outras, e não apenas as ciências naturais.

Buscamos também estimular a reflexão sobre questões socioambientais dentro e fora da sala de aula, por meio do diálogo, da participação e do envolvimento entre o indivíduo e o meio ambiente. Dessa forma, a aprendizagem e a vivência na natureza acontecem a partir da experiência e dos nossos sentidos: seja pelo que observamos, pelo toque, pelo cheiro ou pelo som.

O Ecofuturo acredita que tal conexão tem enorme potencial sensibilizador, educador e transformador. O Meu Ambiente, programa de educação ambiental realizado no Parque das Neblinas, é voltado para os alunos da rede pública de Mogi das Cruzes, Bertioga e Suzano. A iniciativa já envolveu mais de 90 escolas, cerca de 210 educadores e 6 mil alunos. Já o projeto Tecendo Saberes Socioambientais formou aproximadamente 180 educadores nas cidades de Malacacheta (MG) e Prado (BA). As duas iniciativas visam, principalmente, o envolvimento, a formação e a troca com educadores, para que sejam multiplicadores.

Para mais inspirações sobre o tema, conheça nossa publicação Educando na Natureza: http://www.ecofuturo.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Educando-na-Natureza.pdf

*trecho da publicação Educando na Natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário