30 mar

Novas atividades no Parque das Neblinas!

O Parque das Neblinas oferece agora trilha de bike e área de camping em espaços naturais! As duas novas atividades fazem parte do programa de Visitação do Parque, cujo objetivo é sensibilizar as pessoas para maior integração com a natureza.

Durante o percurso da trilha, com 10 km de extensão, os ciclistas percorrem antigas estradas de terra localizadas às margens do rio Itatinga e acessam uma linda cachoeira e outras duas corredeiras próprias para banho. Ideal tanto para passeios em família (idade mínima de 10 anos) e em grupos, quanto para visitas individuais, o trajeto pode ser feito com uma montain bike e os ciclistas devem levar suas próprias bicicletas e equipamentos de proteção.

Já a área para camping, dividia em seis módulos inseridos dentro da floresta e com capacidade total para até 20 pessoas, foi planejada para ser um espaço de conexão com a natureza e educação socioambiental. Com estrutura desenvolvida para que sua operação seja de baixo impacto ambiental, há local para banho, área coletiva para o preparo de refeições e espaço para as tradicionais fogueiras de acampamento, respeitando normas que oferecem segurança para o visitante e ao ambiente.

“Nos banheiros, por exemplo, o recolhimento de dejetos líquidos e sólidos são feitos separadamente, as duchas disponibilizam quantidade controlada de água por banho – com opção do próprio visitante aquecê-la em fogão à lenha, e há sinalizações que orientam e incentivam o uso de produtos de higiene e limpeza biodegradáveis. Vale ressaltar que toda a água utilizada na cozinha e nos banheiros passa por um processo de tratamento e filtragem biológica antes de voltar ao seu curso natural”, explica Michele Martins, responsável pelos programas de Visitação e de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo.

Com mais de 1.250 espécies da biodiversidade identificadas na área do Parque, tanto na trilha de bike quanto na área de camping, os visitantes poderão avistar pegadas de animais silvestres, como antas e a onça-parda, árvores nativas da Mata Atlântica, como a palmeira Juçara e o cambuci, além de diversas aves e flores, incluindo micro-orquídeas.

Segundo Michele, a integração do homem com a natureza é essencial para despertar uma maior consciência ambiental. “Todas as atividades oferecidas no Parque das Neblinas têm como objetivo proporcionar experiências significativas aos visitantes, promovendo o contato com a natureza como forma de contribuir para a conservação da Mata Atlântica. Queremos que, a partir desse contato, as pessoas tenham um olhar mais crítico, reflitam sobre a sua responsabilidade em cuidar do meio e interajam positivamente entre si e com o ambiente em que vivem”, conclui.

 

Comentários

  1. Prezados , bom dia .

    Como faço para realizar a trilha de bike ? Devo agenda-la ? Ha custo ?

    Att.

    Wesley Staenle

  2. Olá!
    Fiquei entusiasmado com a notícia de que o Parque das Neblinas agora poderá receber campistas! Tenho muita vontade de mostrar à minha filha de 5 anos o que é uma reserva ecológica levada a sério, e gostaria de obter maiores informações:
    – que tipo de camping é? Selvagem ou com infraestrutura?
    – a que distância do estacionamento fica a área de camping?
    – existem pontos de eletricidade?
    – quanto custa a diária?
    – é necessário fazer reserva? Se sim, há disponibilidade para dias 29/4 a 1/5?
    Muito obrigado desde já pela atenção.
    atenciosamente,
    Luiz

  3. Boa tarde !

    Gostaria de receber mais informações sobre as atividades de camping e montain bike por favor..

    Valores e mais dicas serao bem vindas por favor.

    Gostaria de ir em breve.

    Obriagado !

  4. Bom dia!!!

    Ficamos satisfeitos com a trilha de Bike que fizemos ( eu e minha namorada), em uma manhã muito agrádavel. Partimos de carro em um domingo cedo pela Mogi-Bertioga, que cercada pela exuberante mata atlantica já anunciou que seria um ótimo dia. Ao chegarmos no Parque da Neblinas fomos recepcionados pelos responsáveis, que nos orientaram sobre a trilha. O brilho da mata causado pelo reflexo do sol no orvalho da manhã nos energizou mais ainda.
    A trilha não é muito difícil, atravessa rios e tem uma cachoeira que vale pelas subidas, sendo uma ótima opção para a integração com a natureza por estar integralmente na mata.
    Recomendamos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário