18 dez

Novas Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo!

2017 está terminando com motivos muito especiais para o Instituto Ecofuturo comemorar e, entre eles, destacamos a inauguração de duas Bibliotecas Comunitárias, que contribuirão para a democratização do acesso ao livro e promoção de leitura. As cidades que receberam a iniciativa foram Nova Hartz, no Rio Grande do Sul, e Campinas, no interior de São Paulo.

A primeira foi realizada pelo Instituto com investimento da RGE, empresa do grupo CPFL Energia, a partir do uso de recursos do subcrétido social do BNDES, e apoio da Prefeitura, em um local já cheio de história que envolve educação e leitura. Isso porque ele já abrigou a Biblioteca Pública da cidade! Inclusive, em 2018, a Biblioteca Pública deverá retornar à Praça Central e ser integrada ao novo espaço, trazendo seu acervo de 6 mil títulos, que complementará os 1 mil livros novos de literatura que selecionamos para a unidade. Bem legal, não é?

Outra destaque interessante e comum a todas as bibliotecas que implantamos é que a decisão do nome da biblioteca é feita pela comunidade, que é envolvida em todas as etapas do projeto. Afinal, a participação das pessoas que vão frequentar o espaço é fundamental! No caso de Nova Hartz, o escritor e poeta gaúcho Mário Quintana foi o homenageado escolhido para nomear o local, que deve atender cerca de cinco mil leitores por ano.

Já em Campinas, o nome é uma bela homenagem dos estudantes da EMEF Oziel Alves Pereira e dos moradores do Parque Oziel, uma das maiores ocupações urbanas da América Latina e onde a biblioteca foi instalada, ao ex-aluno João Antônio Nascimento da Silva. Portador de deficiência mental, o menino construiu uma história de carinho e admiração com os colegas e professores. Inclusive, o evento de inauguração contou com um discurso emocionante dos pais do João.

O evento, que reuniu cerca de 400 pessoas, também teve a participação de Marcela Porto, Superintendente do Instituto Ecofuturo, ressaltando o valor da implantação da 109ª unidade para o projeto e sobre a importância da leitura, principalmente na infância. Representantes da CPFL Energia, do BNDES e da Prefeitura também discursaram, e depois prestigiaram diversas apresentações culturais preparadas com capricho pelos alunos da escola!

No caso de Campinas, a biblioteca implantada com investimento da CPFL ainda servirá como uma das cinco unidades de referência para o projeto da Secretaria Municipal de Educação para construção de uma rede de bibliotecas na cidade. E, claro, vale lembrar que durante a implantação, formamos cerca de 30 pessoas em cada cidade, entre educadores e representantes da comunidade, nos cursos de Promotor de Leitura e Auxiliar de Biblioteca e na Oficina de Meio Ambiente.

Em 2018, continuaremos com nosso compromisso de facilitar o acesso ao livro, ajudando a transformar a sociedade por meio promoção de leitura. Em breve, vamos escrever novas páginas dessa história… acompanhe com a gente!

Comentários

  1. Olá Boa noite! Sou um dos fundador de uma biblioteca comunitária aqui na periferia de Sorocaba interior de SP a quase vinte anos estamos na luta.Quero.muito que nos fortalecer aqui com que poder.grato Jair Vieira

    1. Agradecemos a sua mensagem, Jair! O projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo é realizado por meio de uma parceria com a iniciativa privada, que é responsável pelo investimento para a implantação da unidade, com o Poder Público e a comunidade local. Após inaugurada, a responsabilidade pela manutenção da biblioteca é da Prefeitura 😉

    1. Oi, Maria! As Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo são implantadas por meio de uma parceria com a iniciativa privada, que é a responsável pelo investimento, com o Poder Público, que se compromete com a manutenção após a inauguração, e a comunidade local. . O Instituto Ecofuturo não dispõe de recursos próprios para investir em projetos. Para chegarmos a sua cidade, é preciso então que algum patrocinador selecione a região. Vamos torcer para que isso aconteça em breve! Você pode saber mais sobre o projeto em nosso site: http://www.ecofuturo.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário