11.02.2016

Novidade no Parque das Neblinas: trilhas autoguiadas são mais uma opção para o visitante se integrar à Mata Atlântica

O Parque das Neblinas, localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga, iniciou o ano com novidade e agora também oferece trilhas autoguiadas. São cinco opções, com diferentes níveis de dificuldade e percursos de 30 minutos a 4 horas, nos quais as pessoas podem interagir de forma segura com o ambiente natural da Mata Atlântica.

Nessa opção de passeio, os visitantes realizam as trilhas de forma independente, com auxílio de um folheto explicativo e orientações que recebem antes de começarem a caminhada. Todo o percurso é sinalizado e durante o trajeto há monitores ambientais que compartilham informações e curiosidades sobre a floresta, a fauna e a flora local.

“Além de proporcionar mais autonomia, uma vez que as pessoas podem fazer as trilhas de acordo com o seu próprio ritmo e preparo físico, outra vantagem é que as trilhas autoguiadas podem ser feitas em grupos menores, a dois ou até mesmo sozinho, sendo que nas visitas monitoradas é necessário um grupo mínimo de seis pessoas”, afirma Michele Martins, analista de projetos no Instituto Ecofuturo.

Durante o percurso, o visitante pode avistar pegadas de animais selvagens, como as antas, plantas nativas, como a Palmeira Juçara, além de inúmeras espécies de aves e flores, incluindo as micro-orquídeas. Para quem quiser se refrescar, as águas cristalinas do rio Itatinga são um convite para o banho.

Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Parque das Neblinas é uma reserva privada gerida pelo Instituto Ecofuturo. Localizada a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, a área de 6.100 hectares abriga uma grande diversidade de fauna e flora características deste bioma e é reconhecida como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. No local, também são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, educação ambiental e manejo florestal.

As visitas devem ser agendadas com antecedência, pelo tel. 11 4724-0555, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou no e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br. O valor é a partir de R$ 40 e varia de acordo com as atividades e alimentação contratadas.