06 jun

O ambiente natural como espaço educador

Em junho, o Meu Ambiente, nosso projeto de Educação Socioambiental desenvolvido no Parque das Neblinas, iniciou mais uma etapa: a vivência das crianças na reserva. Por meio da iniciativa, vamos receber, em 2017, cerca de 400 alunos de escolas públicas da região. Nessas visitas, as crianças vivenciam a floresta por meio de atividades diversas desenvolvidas por educadores e monitores ambientais locais.

O programa é realizado desde 2010 em parceria com a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes e a Escola Ambiental, e com investimento da Suzano Papel e Celulose. A iniciativa tem o objetivo de promover o uso do ambiente natural como espaço educador e sensibilizar professores para que desenvolvam, junto aos seus alunos, trabalhos que estimulem uma conexão maior dos estudantes com a natureza.

Em sua primeira fase, no mês de abril, recebemos 14 educadores no Parque das Neblinas e realizamos rodas de discussão, troca de conhecimento e reflexões sobre a importância do contato com espaços naturais e as oportunidades para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares relacionados ao cuidado e ao maior convívio com o meio ambiente.

Na segunda etapa do programa, os professores levam às salas de aula os temas debatidos no encontro e propõem atividades para seus alunos, que agora participaram de uma vivência em nossa reserva.

Muito além de diversificar as atividades escolares, acreditamos no processo de encantamento que o contato com o meio ambiente proporciona, além de contribuir para uma construção emocional e intelectual, inspirando processos de transformação na sociedade.

Para Angélica Lucas Bezerra, coordenadora da Escola Ambiental, a iniciativa é enriquecedora para educadores e alunos. Confira a abaixo a entrevista:

Ecofuturo: Qual a importância do programa Meu Ambiente?

Angélica: Proporcionar a todos os envolvidos práticas inovadoras e integradas, e assegurar condições para que as escolas formulem e executem seus projetos ambientais, nos quais desde cedo as crianças entendam que é preciso cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e a natureza.

Ecofuturo: Como o Meu Ambiente pode contribuir para a educação socioambiental?

Angélica: A escola é o lugar onde o aluno irá dar sequência ao seu processo de socialização. No entanto, comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, e isso é o que o programa oferece, proporcionando conhecimentos acerca das questões ambientais, reflexões e sentimento de pertencimento.

Com certeza o programa traz uma perspectiva de que haja mudança de valores, assim como preconiza os fundamentos da Educação Ambiental, para que os alunos tenham a oportunidade de contribuir com a sociedade.

Ecofuturo: De que forma o programa sensibiliza os educadores para que desenvolvam na escola projetos relacionados ao tema?

Angélica: O projeto incentiva ativamente os professores na busca de competências e habilidades que promovam à compreensão dos alunos sobre a importância da consciência ambiental. A partir das atividades de pré e pós vivência, os alunos compreendem os principais aspectos do bioma Mata Atlântica, sua biodiversidade e importância para manutenção da vida.

Ecofuturo: E quais discussões e reflexões são promovidos no encontro com os educadores?

Angélica:  A criança e o contato com os elementos naturais são as principais abordagens dos encontros. Vários temas já foram transformados em projetos nas escolas, até porque, o conhecimento adquirido com o programa torna-se um conhecimento contínuo relacionado aos aspectos ambientais.

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