11 jun

Ônibus biblioteca: conhecimento itinerante

 

Guilherme Felipe Martins, professor de história, sempre acreditou que as bibliotecas poderiam ser mais do que estantes de livros e teriam potencial para se transformar em lugares de conhecimento, lazer e cultura. Porque a biblioteca não é feita apenas de livros e tijolos, ela também é feita de pessoas.

A inauguração da Biblioteca Comunitária Ecofuturo Domingos Portella, em Itapetininga, SP – unidade na qual Guilherme atua – trouxe o entusiasmo pelo conhecimento. Mas ele queria ainda mais: seu sonho era levar a leitura às pessoas que, devido ao isolamento geográfico, não tivessem acesso a nenhum livro.

Inspirado pelo projeto Leitura em Movimento, o professor colocou sua ideia em prática. Em 2017, reformou um velho ônibus doado e o transformou em uma biblioteca itinerante que já passou por mais de 16 bairros na zona rural do município, compartilhando um acervo de 1.500 livros.

Hoje, o ônibus está estacionado na praça da cidade e complementa o trabalho realizado na própria biblioteca. Segundo Guilherme: “[o ônibus] é um espaço de lazer das famílias, que estimula e incentiva pais, avós e tios a lerem para seus filhos, netos e sobrinhos”.

Assim como o Ecofuturo, Guilherme também acredita que a educação pode transformar as pessoas e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e com a sua própria leitura de mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário