Organização de proprietários rurais por meio da cadeia produtiva da palmeira juçara

Organização De Proprietários Rurais Por Meio Da Cadeia Produtiva Da Palmeira Juçara (Euterpe Edulis) Como Alternativa De Renda E Conservação Da Mata Atlântica

Este trabalho se inicia no Parque das Neblinas – Instituto Ecofuturo, posto Avançado da Reserva da Biosfera, em parceria com a Cooperativa Pios da Mata, no distrito de Taiaçupeba, área de manancial do Alto Tietê, entorno do Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Itutinga – Pilões.
Vislumbrou-se a formação de uma rede de proprietários rurais particulares do entorno para a construção conjunta de um programa de manejo sustentável da juçara que se fundamenta na produção de polpa alimentar, sementes e mudas para regeneração de áreas degradadas.
A organização dos proprietários rurais e difusão de práticas de manejo sustentável vêm a ser uma estratégia de conscientização das comunidades e uma alternativa de geração de renda que contribui com o repovoamento da palmeira Juçara.
Plantio de mudas em áreas com práticas agroflorestais e a valorização da floresta em pé atua como estratégia para conservação do bioma Mata Atlântica.


Download PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário