15 jan

Para a energia dos livros não parar

Você faz aquela faxina geral de final ou começo de ano, doa alguns objetos que podem ser aproveitados, restaura alguns, outros você simplesmente joga fora e ao fim se vê livre de um monte de tralha. Já dizia sua mãe: coisas inúteis amontoadas em um canto ou no fundo do armário são energia parada. Quando os objetos têm uma finalidade mais restrita (uma cadeira ou uma bolsa, por exemplo), fica mais fácil determinar se ainda servem ou como podem ser reaproveitados. Mas, quando os objetos em questão são os livros, como faz?

 
Livros também têm prazo de validade. Geralmente, não tanto pelo conteúdo, mas pelo material de que são feitos e a forma como foram armazenados ou manuseados ao longo dos anos. Neste caso, pode ser que se percam de vez, pode ser que ainda possam ser restaurados. Já os livros didáticos, esses se tornam obsoletos mesmo, com o passar dos anos: os temas de que tratam estão sujeitos a novas descobertas, os conteúdos se renovam e a própria ideia de “didática” e estratégias de ensino variam muito. Esses são, portanto, difíceis de reaproveitar depois de muito tempo.
 
Então, antes de oferecer por aí os livros que não te servem mais, certifique-se de que não está doando sucata. Muitos ficam bravos quando as pessoas não aceitam suas doações, mas quem pode dizer se esses objetos tem serventia ou não são justamente as pessoas para quem os oferecemos! Converse, antes, com os profissionais de biblioteca do seu bairro ou da sua cidade, e descubra se o que você tem para doar interessa.
 
Mas, um livro que não serve para esta ou aquela biblioteca não é necessariamente livro inutilizado. A gente sempre conhece uma pessoa que sabe de uma outra que conhece alguém que tem um amigo que é irmão de algum leitor voraz que não perde a chance de expandir sua biblioteca pessoal. Que tal propor a essa pessoa uma visitinha à sua casa, para que ela escolha o que quer levar? Pode ter certeza de que um convite dessa natureza é o maior sonho de qualquer leitor. E quem, senão o leitor, libera a anergia de um livro e a faz circular por esse mundo prosa?
 
 
Equipe responsável: Instituto Ecofuturo
 
Texto: Reni Adriano
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário