26 ago

Para ir além da educação para a sustentabilidade!

“A Terra é o centro do Universo
A casa é o centro da Terra
A família é o centro da casa
A pessoa é o centro da família”
Canção basca no livro O caminho quádruplo, de Angeles Arrien)
Leonardo Boff explica que a palavra cuidado deriva do latim, significando “cura”: “Em seu sentido mais antigo, cura se escrevia em latim coera e se usava em um contexto de relações humanas de amor e de amizade. Cura queria expressar a atitude de cuidado, de desvelo, de preocupação e de inquietação pelo objeto ou pela pessoa amada”, explica Boff.
Nossas células, embora cientes das diferenças entre si, consideram mais importante o que elas têm de igual. Assim permanecem unidas e cooperam para que o corpo funcione. Logo, a simples reunião de partes não garante o sucesso do todo. As interações são tão importantes quanto as partes. Ou seja, a forma com que uma decisão é tomada é tão importante quanto a própria decisão.
Desenvolver o senso de alteridade, percebendo o outro como semelhante e cuidando para que nosso organismo único permaneça saudável é nossa lição de casa na construção de um sustentável mundo novo.
Leia no Para ir além:
“O cuidado essencial: princípio de um novo ethos”,  de Leonardo Boff, e a “Fábula-mito do Cuidado” na entrevista com a educadora ambiental Rita Mendonça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário