04 dez

Para rimar férias com biblioteca

Dezembro chegou, trazendo as esperadas férias da garotada, ansiosa por novidades, descontração, viagens, brincadeiras… Está na hora das bibliotecas se prepararem para receber esse público lúdico por excelência. Na verdade, algumas, como é costume, já se preparam antecipadamente, mas, para as que ainda não o fizeram, está em tempo.
 
Se, conforme temos ressaltado em nossas publicações, biblioteca não deve ser um ambiente austero, reservado apenas ao estudo, isso pode se comprovar, mais acentuadamente, nesta época do ano: distantes das salas de aula e das obrigações curriculares, crianças e jovens podem continuar a exercitar o hábito de ler, aprendendo e se deslumbrando com a literatura numa dinâmica leitora descontraída e prazerosa.
 
Num período de intensa proximidade desse público, que prefere curtir as férias com a família e todo o bando – primos, amigos, sobrinhos, afilhados, tios –, é uma ótima ocasião para se apresentar a leitura literária como uma delicada e intensa forma de estar junto, um recurso bem elaborado que confere graça às relações com as pessoas com quem estamos.
 
Afinal, se em ocasiões especiais como essa, planejamos idas ao parque, ao teatro e ao cinema, por que haveria de ser diferente com as bibliotecas? Ler é um ato social sofisticadíssimo que ultrapassa a sala de aula ou a função escolar – é algo que se incorpora e se expressa (se vive) junto com os outros. E dos momentos mais solitários aos mais lúdicos, ali está a biblioteca, do mesmo modo que há o cinema, o teatro, a sala de música. Já pensou nisso?
 
Assim, pais e responsáveis que estão recebendo parentes ou amigos dos filhos em casa, por exemplo, podem aproveitar para passar bons momentos na biblioteca da sua cidade. Enquanto isso, funcionários de bibliotecas se preparam para receber crianças e jovens da sua comunidade e também de outras, que estão por ali de passagem, curtindo o que as férias oferecem. E com isso a biblioteca cumpre plenamente uma das suas maiores funções, que é a hospitalidade – condição primordial para o convite à leitura.
Como faz?
 
Sendo este um período em que as pessoas buscam mais livros para ler – e à sua livre escolha –, que tal caprichar na sugestão de obras variadas, algo como “Leitura de férias”? Desse modo, as pessoas podem ler tanto na biblioteca como em casa, mas auxiliadas por profissionais de biblioteca na difícil arte de escolher entre tantas obras.
 
Sessões de leitura em voz alta, palestras, oficinas e cursos, entre outras atividades, podem ser uma ótima oportunidade para uma programação estendida a todos os públicos – crianças, adolescentes, jovens e adultos.
 
Quer uma mãozinha? Então, tá, vamos a ela. Seguem algumas de nossas publicações especialmente preparadas para você inventar diferentes práticas de leitura na sua biblioteca – para baixar, basta clicar sobre o título:
 
-Passaporte da Leitura Brincar de Ler. Um lúdio e prático manual para brincar de ler em todas as ocasiões, com todos os públicos – desde o bebê no colo materno aos jovens, adultos e idosos que circulam pelos espaços públicos. Um guia inspirador para a prática de leitura como um modo de estar junto.
 
-Passaporte da Leitura e da Escrita Pra Qualquer Lugar do Mundo. Com a mesma função do anterior, traz outras dicas de leitura, dessa vez associadas a formas lúdicas da escrita.
 
Roteiro de Leitura Pública. Para você emprestar a sua voz aos mais belos textos literários, servindo de mediador entre o livro e o público. Um passo a passo para você reunir pessoas de um modo aconchegante na biblioteca ou em seus arredores e encantá-las com a oferta de leitura de um bom livro.
 
Por exemplo e várias dicas
 
Quer se inspirar em quem já fez e adaptar algumas atividades à sua biblioteca e aos interesses do seu público? Ótimo. Listamos mais de uma centena de atividades de leitura, em mais de 91 municípios brasileiros em que estão instaladas nossas Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso. Há tantas ideias criativas! Clique e confira:
 
-Atividades de 2009
 
-Atividades de 2010
 
-Atividades de 2011
 
Boas férias e bom brincar de ler!
 
 Equipe responsável: Instituto Ecofuturo
Texto: Reni Adriano
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário