28 set

Parceria entre Ecofuturo e The Nature Conservancy promove encontro com proprietários rurais em Mogi das Cruzes

O Instituto Ecofuturo, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), uma das maiores organizações ambientais do mundo, realizou a 23ª Oficina de Manejo Comunitário do Parque das Neblinas, nos dias 23 e 24 de setembro. O workshop, cujo o tema foi “Sementes e viveiro de mudas”, reuniu cerca de 50 proprietários rurais de Mogi das Cruzes (SP) para disseminar conhecimento e promover troca de experiências sobre manejo sustentável e restauração florestal.

De acordo com Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo, a difusão de boas práticas de manejo entre proprietários rurais e a promoção de ações socioambientais na comunidade é essencial para o desenvolvimento sustentável da região e para a conservação dos remanescentes florestais. “Manejo e restauração de reservas legais são temas relevantes e que estão cada vez mais presentes na pauta ambiental. Acreditamos que a participação da sociedade é fundamental para a proteção de remanescentes e, com as oficinas, pretendemos contribuir para o acesso à informação e para o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade”, afirma.

Na ocasião, os convidados realizaram atividades que contribuíram para a sua formação e que os prepararam para o próximo encontro, em outubro, no Parque das Neblinas, que discutirá restauração florestal, também em parceria com a TNC.  Além disso, os participantes puderam trocar experiências com a bióloga e Coordenadora de Projetos da ONG Capivari Monos Cláudia Prudente, com o biólogo e Colaborador Técnico do Instituto Socioambiental (ISA), Eduardo Malta, e com a engenheira florestal e Chefe de Seção de Planejamento Ambiental na Prefeitura de Bertioga, Maria Carvalho.

Com o novo formato implantado, as oficinas não tratarão apenas sobre o uso de espécies nativas, como a palmeira juçara e o cambuci, como forma de valorizar os remanescentes florestais, mas também passarão a contar com profissionais convidados ministrando workshops, palestras e cursos sobre temas relacionados à gestão de manejo de propriedades rurais.

Realizados desde 2008, os encontros acontecem periodicamente e são exclusivos para proprietários rurais do entorno do Parque das Neblinas, previamente inscritos. Para saber mais, escreva para parquedasneblinas@ecofuturo.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário