20.09.2016

Parceria entre Instituto Ecofuturo e The Nature Conservancy promove encontro com proprietários rurais em Mogi das Cruzes

O objetivo do workshop “Sementes e viveiro de mudas” é discutir boas práticas de manejo sustentável e restauração florestal.

Com o intuito de disseminar conhecimento e promover a troca de experiências entre proprietários rurais da região de Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes, o Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como principal mantenedora, realizará nos dias 23 e 24 de setembro mais uma edição da Oficina de Manejo Comunitário do Parque das Neblinas, iniciativa que já reuniu mais de 500 participantes desde 2008.

Com um novo formato este ano, os encontros que antes discutiam exclusivamente o uso de espécies nativas, como a palmeira juçara e o cambuci, como forma de valorizar os remanescentes florestais, agora têm a participação de profissionais convidados que ministrarão workshops, palestras ou cursos sobre temas relacionados à gestão de manejo de propriedades rurais.

Em parceria com The Nature Conservancy (TNC), a maior organização ambiental do mundo, presente em mais de 30 países, as próximas duas oficinas abordarão a restauração florestal e o manejo de nativas para geração de renda aliada à conservação e valorização da floresta em pé.

Nesta semana, o workshop “Sementes e viveiro de mudas” terá a participação de três profissionais: Cláudia Prudente, bióloga e Coordenadora de Projetos da ONG Capivari Monos; Eduardo Malta, biólogo e Colaborador Técnico do Instituto Socioambiental (ISA); e Maria Carvalho, engenheira florestal e Chefe de Seção de Planejamento Ambiental na Prefeitura de Bertioga. As atividades devem contribuir para a formação dos presentes e os preparar para o próximo encontro, sobre restauração florestal, que acontece em outubro no Parque das Neblinas, também em parceria com a TNC.

De acordo com Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo, a difusão de boas práticas de manejo entre proprietários rurais e a promoção de ações socioambientais na comunidade são essenciais para o desenvolvimento sustentável da região e para a conservação dos remanescentes florestais. “Manejo e restauração de reservas legais são temas relevantes e que estão cada vez mais presentes na pauta ambiental. Acreditamos que a participação da sociedade é fundamental para a proteção de remanescentes e, com as oficinas, pretendemos contribuir para o acesso à informação e para o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade”, afirma.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), instituída e mantida pela Suzano Papel e Celulose. O Ecofuturo acredita que é a partir da integração do homem com a natureza, do entendimento de sua relação com o todo, que a intenção se transforma em ação para mudar o presente e o futuro para melhor. Desde 1999, atua como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado, buscando contribuir para a expansão da consciência socioambiental por meio do compartilhamento de saberes, práticas de cuidado e mensuração de impactos. Mantém projetos que contribuem para o fortalecimento das práticas de leitura e escrita e pela conservação do meio ambiente. Para mais informações, visite www.ecofuturo.org.br.

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas está localizado a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, e possui uma área de 6.100 hectares. No local, são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, educação socioambiental, manejo florestal e participação comunitária.

O Parque também está aberto a visitas, que devem ser agendadas com antecedência pelo tel. 11 4724-0555, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou no e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.