27.03.2017

Parque das Neblinas inaugura trilha de bike e área de camping

A partir desta semana, o Parque das Neblinas, reserva ambiental de uso sustentável da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo, oferece aos visitantes trilha de bike e área de camping em espaços naturais. As duas novas atividades fazem parte do programa de Visitação do Parque, cujo objetivo é sensibilizar as pessoas para maior integração com a natureza.

Durante o percurso da trilha, com 10 km de extensão, os ciclistas percorrem antigas estradas de terra localizadas às margens do rio Itatinga e acessam uma linda cachoeira e outras duas corredeiras próprias para banho. Ideal tanto para passeios em família (idade mínima de 10 anos) e em grupos, quanto para visitas individuais, o trajeto pode ser feito com uma montain bike e os ciclistas devem levar suas próprias bicicletas e equipamentos de proteção.

Já a área de camping, dividia em seis módulos inseridos dentro da floresta e com capacidade total para até 20 pessoas, foi planejada para ser um espaço de conexão com a natureza e educação socioambiental. Com estrutura desenvolvida para que sua operação seja de baixo impacto ambiental, há local para banho, área coletiva para o preparo de refeições e espaço para as tradicionais fogueiras de acampamento, respeitando normas que oferecem segurança para o visitante e ao ambiente.

“Nos banheiros, por exemplo, o recolhimento de dejetos líquidos e sólidos são feitos separadamente, as duchas disponibilizam quantidade controlada de água por banho – com opção do próprio visitante aquecê-la em fogão à lenha, e há sinalizações que orientam e incentivam o uso de produtos de higiene e limpeza biodegradáveis. Vale ressaltar que toda a água utilizada na cozinha e nos banheiros passa por um processo de tratamento e filtragem biológica antes de voltar ao seu curso natural”, explica Michele Martins, responsável pelos programas de Visitação e de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo.

Com mais de 1.250 espécies da biodiversidade identificadas na área do Parque, tanto na trilha de bike quanto na área de camping, os visitantes poderão avistar pegadas de animais silvestres, como antas e a onça-parda, árvores nativas da Mata Atlântica, como a palmeira Juçara e o cambuci, além de diversas aves e flores, incluindo micro-orquídeas.

Segundo Michele, a integração do homem com a natureza é essencial para despertar uma maior consciência ambiental. “Todas as atividades oferecidas no Parque das Neblinas têm como objetivo proporcionar experiências significativas aos visitantes, promovendo o contato com a natureza como forma de contribuir para a conservação da Mata Atlântica. Queremos que, a partir desse contato, as pessoas tenham um olhar mais crítico, reflitam sobre a sua responsabilidade em cuidar do meio e interajam positivamente entre si e com o ambiente em que vivem”, conclui.

Mais sobre o Parque das Neblinas

Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, em São Paulo, o Parque das Neblinas, cumpre um importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. Seu acesso se dá pelo distrito de Taiaçupeba, no município de Mogi das Cruzes.

Ao longo de mais de uma década de atividades, o Parque desenvolve ações que reforçam sua vocação para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável, além de contribuir com conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Com 6 mil hectares, a reserva conserva a bacia do rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração da Mata Atlântica e visitação. Desde que foi aberto ao público, em 2004, já recebeu mais de 35 mil visitantes.