12.12.2017

Parque das Neblinas oferece área de camping em meio à Mata Atlântica

O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose e gerida pelo Instituto Ecofuturo, oferece uma área para camping desenvolvida para possibilitar maior contato com a natureza, de forma segura e sustentável. Localizado em uma região de Mata Atlântica, vizinho à Serra do Mar, nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o acampamento dispõem de local para banho, espaço coletivo para preparo de refeições e área para convivência.

Com capacidade para até 20 pessoas, o camping é dividido em seis módulos, que são espaços predeterminados para a montagem das barracas, e que oferecem certa privacidade em meio à floresta, podendo receber pessoas de todas as idades.

O local foi planejado para que seu uso seja de baixo impacto ao meio ambiente, além de fomentar a conexão com a natureza e a educação socioambiental. Os resíduos orgânicos gerados pelos visitantes, por exemplo, são coletados separadamente, submetidos a tratamento e, posteriormente, utilizados como adubo. As duchas para banho são controladas para evitar desperdício e a água usada na cozinha e nos banheiros passa por um processo de filtragem biológica para então voltar ao seu curso natural.

“Iniciativas como essas reforçam a proposta do Instituto Ecofuturo de, por meio das atividades desenvolvidas no Parque das Neblinas, sensibilizar as pessoas e promover experiências significativas de integração com a natureza, despertando o olhar dos visitantes para a conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade”, afirma Michele Martins, responsável pelos programas de Visitação e de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo.

O Parque, que tem mais de 1.250 espécies já registradas em sua área de 6 mil hectares, proporciona uma experiência diferenciada na natureza e incentiva a percepção da responsabilidade de cada um no cuidado com o meio ambiente. Para que a experiência de acampar seja ainda mais completa, o local oferece trilhas autoguiadas e também acompanhadas por monitores locais, trilha para bicicleta com 10 km e canoagem contemplativa no rio Itatinga. Vale lembrar que o uso do camping deve ser atrelado à contratação de alguma atividade para o dia e é necessário realizar agendamento prévio.

Para complementar o passeio, o visitante tem ainda a opção de contratar alimentação com um toque regional. As refeições são preparadas pela equipe da Natural da Mata, empresa da comunidade local, e inclui receitas com ingredientes nativos da Mata Atlântica, como cambuci e frutos da palmeira juçara, servidas no fogão à lenha.