10.03.2016

Parque das Neblinas recebe visita do WWF Internacional

Trabalho de restauração da Mata Atlântica realizado pelo Instituto Ecofuturo é considerado modelo por organizações internacionais de conservação do meio ambiente.

O Instituto Ecofuturo recebeu no Parque das Neblinas, neste sábado (5/03), a visita do WWF Internacional, uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação ambiental do mundo e que fomenta a plataforma New Generation Plantations (NGP).

O evento reuniu cerca de 40 especialistas de 16 países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Finlândia, com o objetivo de compartilhar estratégias de restauração florestal desenvolvidas no local, uma reserva particular gerida pelo Ecofuturo, com 6,1 mil hectares entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), e reconhecida pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

“A restauração florestal é reconhecida como uma das principais ações relacionadas às políticas de combate às mudanças climáticas, proteção de recursos hídricos e conservação da biodiversidade. O NGP reúne representantes de ONGs e empresas e é o mais importante grupo que discute boas práticas de produção florestal em nível mundial. Recebê-los no Parque das Neblinas e poder trocar experiências, além de apresentar o trabalho que desenvolvemos, é muito significativo e contribui para o reconhecimento do Parque como referência em restauração da Mata Atlântica”, afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade no Instituto Ecofuturo.

O encontro incluiu uma trilha de três quilômetros com pontos de observação, nos quais foram apresentados diversos programas promovidos pelo Ecofuturo e uma tese de mestrado da UNESP – Botucatu, que teve como base experimentos realizados no parque. Para complementar a vivência, os participantes degustaram um cardápio preparado com ingredientes nativos, como o Cambuci e o fruto da palmeira Juçara.

Em setembro de 2015, o Parque das Neblinas já havia recebido uma comitiva do WRI – World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais, em português) – também para apresentar a experiência bem-sucedida de conservação e preservação da Mata Atlântica.