11.03.2019

Parque das Neblinas tem recorde de visitação em 2018

O Parque das Neblinas recebeu, durante o ano de 2018, 4.839 visitantes – número recorde de visitações na reserva da Suzano, gerida pelo Ecofuturo e localizada na Serra do Mar, nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP). A quantidade de público aumentou 42,65% em relação ao ano anterior e ainda há espaço para crescimento.

Desde a sua inauguração, em 2004, o Parque das Neblinas já recebeu mais de 45 mil pessoas, que tiveram a oportunidade de viver uma experiência na Mata Atlântica por meio de trilhas, canoagem, culinária local e atividades diversas oferecidas no local – tudo com um viés também educacional e de conscientização para o cuidado com o meio ambiente e sua biodiversidade. Para zelar por um atendimento personalizado e cuidadoso, além de manter o mínimo impacto ambiental, a reserva atende a um número limitado de até 50 visitantes por dia.

O recorde de visitação no Parque das Neblinas segue uma tendência do País. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, os parques nacionais e unidades de conservação receberam cerca de 12,4 milhões de visitantes durante 2018, o maior número desde o início das pesquisas, em 2012.

“O Parque das Neblinas é uma oportunidade de integração e vivência na natureza. Com a vida cada vez mais agitada nas grandes cidades, muitas pessoas têm buscado opções de passeios mais tranquilos e de se reconectar com o ambiente natural. Além disso, a reserva está próxima à cidade de São Paulo, o que a torna uma opção viável para famílias e empresas”, comenta Paulo Groke, Diretor de Sustentabilidade do Ecofuturo. “Hoje, temos grande concentração aos sábados, domingos e feriados, mas ainda há espaço para potencializar a visitação durante a semana”, complementa.

O Parque oferece trilhas monitoradas e autoguiadas pela floresta, canoagem no cristalino rio Itatinga, área para camping e trilha de bicicleta. Para visitas, é necessário agendamento prévio, com ao menos 48h de antecedência e sujeito à disponibilidade de vagas. Para mais informações, valores e reservas, entre em contato pelos telefones (11) 4724-0555/ (11) 4724-0556, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, ou por e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.