05.07.2016

Parque das Neblinas une lazer e contato com a natureza nas férias

O período de férias escolares chegou e o Parque das Neblinas, localizado a cerca de 100 km de São Paulo é uma opção de passeio que permite unir diversão e conexão com a natureza em um mesmo ambiente. Vizinho ao Parque Estadual da Serra do Mar, o Parque das Neblinas, gerido pelo Instituto Ecofuturo, oferece atividades como caminhadas monitoradas e autoguiadas em trilhas com diferentes níveis de dificuldade, e canoagem contemplativa. A visita ainda pode ser complementada com café da manhã e almoço preparados com ingredientes típicos da Mata Atlântica, como o cambuci e o fruto da palmeira juçara.

Durante o passeio, os visitantes podem observar vestígios de animais e plantas nativas da região, com destaque especial para as micro-orquídeas que estão floridas durante este mês! Outro atrativo é o rio Itatinga que, com suas águas cristalinas, é um convite para um mergulho ao longo do dia.

“As atividades são uma maneira de aproximarmos os visitantes do ambiente natural, considerando os benefícios para a saúde que o contato com a natureza proporciona. Mas nosso foco principal, além do lazer, é promover a consciência socioambiental e semear um olhar de cuidado com as todas formas de vida ao nosso redor”, afirma Michele Martins, responsável pelos programas de Visitação e de Educação Socioambiental do Ecofuturo.

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque é uma reserva privada da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Localizado entre Mogi das Cruzes e Bertioga, tem 6.100 hectares e abriga mais de 1.400 espécies de animais e plantas nativas da Mata Atlântica. Na área, também são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, educação ambiental, relacionamento comunitário e manejo florestal.

As visitas devem ser agendadas com antecedência, pelo tel. 11 4724-0555, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou no e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br. O valor é a partir de R$ 40 e varia de acordo com as atividades e alimentação contratadas.