13 dez

Pela integração do hábito de ler a todos os setores de cuidados da infância

Após ampla campanha iniciada em 2006 pelo Instituto Ecofuturo, idealizada em parceira com a educadora Maria Betânia Ferreira, que contribuiu para a vinda ao Brasil da “La Voie des Livres”, Organização Francesa que formou vários leitores públicos em São Paulo e Pernambuco, e com a adesão de parcerias especiais, se instituiu em 2009 o dia 12 de outubro como o Dia Nacional da Leitura.
A data, coincidindo com o Dia das Crianças, se torna ponto de convergência para as diversas mobilizações pela conscientização da sociedade sobre o hábito de ler junto ao público infantil.
Brincar de Ler foi o mote da Campanha, articulado a uma produção criteriosa de materiais de apoio a pais e educadores, como o Passaporte da Leitura Brincar de Ler, ao lançamento do Manifesto Prefeito Amigo da Leitura e à formação de 150 educadores pela especialista em leitura Lucila Pastorello.
Comemorado pela primeira vez este ano, o Dia Nacional da Leitura, através de ações de nossos parceiros, consiste num marco da promoção da leitura como fator indissociável do desenvolvimento integral das crianças.
Assim, tivemos pela primeira vez, em âmbito nacional, uma mobilização pelo hábito de ler integrada a todos os setores de cuidados da infância. Pais, professores, profissionais de bibliotecas, agentes comunitários de saúde, pediatras, empresários e a sociedade em geral. Todos refletindo sobre o seu papel como promotor de leitura em seus respectivos postos.
Todos conscientes de que cuidar de criança é, também, brincar de ler!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário