06 nov

Programa de Incentivo à Criação de Reservas Corporativas

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são unidades de conservação de caráter privado, previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação e em leis estaduais e municipais. Transformar parte de uma propriedade particular em uma RPPN é um ato voluntário e importantíssimo para conservar o remanescente das áreas de vegetação natural no Brasil.

Hoje, o número de RPPNs criadas no país chega a quase 700, e a maior parte delas é mantida por empresas, um exemplo de responsabilidade socioambiental para toda a sociedade. Em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), o Instituto Ecofuturo desenvolveu o Programa de Incentivo à Criação de Reservas Corporativas, com o objetivo de envolver o setor produtivo na criação e manutenção de reservas privadas.

Por meio desse Programa, o Instituto iniciou a elaboração do Plano de Manejo da RPPN Barra Mansa, projeto contratado pela empresa florestal Arauco do Brasil sob a coordenação do programa Reservas Ecofuturo. Localizada em Arapoti, norte do Paraná, a RPPN Barra Mansa possui 218,05 hectares e protege um importante fragmento da Floresta Ombrófila Mista (ou Mata de Araucária). É reconhecida, no processo de certificação florestal, como Floresta de Alto Valor de Conservação (FAVC).

Esse projeto vem ao encontro dos objetivos da Arauco, além de proteger fragmentos de biodiversidade e apontar para a empresa um caminho efetivo de responsabilidade socioambiental corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário