31.10.2016

Proprietários rurais de Mogi das Cruzes participam de Oficina de Manejo Comunitário realizada pelo Instituto Ecofuturo em parceria com a TNC

O encontro reuniu especialistas para discutir restauração florestal e sua relevância na atual pauta ambiental.

Com objetivo de promover a troca de experiências e informações relacionados à gestão de propriedades rurais, manejo florestal e empreendedorismo sustentável, o Instituto Ecofuturo, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem a Suzano Papel e Celulose como principal mantenedora, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), promoveu a 24ª Oficina de Manejo Comunitário do Parque das Neblinas. Realizado no último fim de semana, o evento reuniu proprietários rurais da região do entorno do Parque das Neblinas e especialistas na área ambiental.

Durante os dias 29 e 30 de outubro, os 36 participantes debateram assuntos relacionados a diagnóstico e técnicas para restauração e sistemas agroflorestais, apresentados pelos instrutores Marina Merlo e Paulo Santana, biólogos e, respectivamente, especialistas em Conservação e Sustentabilidade da TNC; e José Bonilha, geógrafo e especialista em restauração ecológica na “Da Serra Ambiental”. Para a vivência prática, foi realizado um workshop com o tema de “Restauração Florestal”, complementando as informações apresentadas na oficina anterior, realizada em setembro, sobre “Sementes e viveiros de mudas”.

“Boa parte das emissões de carbono no mundo está ligada a florestas de alguma maneira, e as soluções também estão nela. A restauração é uma das principais atividades da agenda global de mudanças climáticas, além de uma das metas mais difíceis que o Brasil assumiu junto ao Acordo de Paris: restaurar 12 milhões de hectares até 2030. O Ecofuturo está estudando o tema e testando modelos de restauração que possam ser implantados e replicados”, afirma Para Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade no Ecofuturo.

Segundo Groke, é fundamental disseminar conhecimento, informações e promover a troca de saberes com pequenos e médios proprietários do entorno para fomentar a conservação ambiental e a economia local. “Com as Oficinas, visamos contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, unindo valorização da floresta em pé à geração de renda”, conclui.

“Participo há dois anos das Oficinas de Manejo oferecidas pelo Ecofuturo. Desde então, estive presente em todas! Essas encontros estão sendo importantes para que eu tenha acesso ao conhecimento técnico, contribuindo para meu aprendizado e para que eu conheça e faça contato com outros proprietários da região”, disse João Roberto, da propriedade Capim Cheiroso.

As Oficinas de Manejo Comunitário do Parque das Neblinas acontecem desde 2008 e já reuniram mais de 550 participantes. Para saber mais, escreva para parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.

 

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), instituída e mantida pela Suzano Papel e Celulose. O Ecofuturo acredita que é a partir da integração do homem com a natureza, do entendimento de sua relação com o todo, que a intenção se transforma em ação para mudar o presente e o futuro para melhor. Desde 1999, atua como articulador entre a sociedade civil, o poder público e o setor privado, buscando contribuir para a expansão da consciência socioambiental por meio do compartilhamento de saberes, práticas de cuidado e mensuração de impactos. Mantém projetos que contribuem para o fortalecimento das práticas de leitura e escrita e pela conservação do meio ambiente. Para mais informações, visite www.ecofuturo.org.br.

Sobre o Parque das Neblinas

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como posto avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas está localizado a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, e possui uma área de 6.100 hectares. No local, são desenvolvidas atividades de pesquisa científica, educação socioambiental, manejo florestal e participação comunitária.

O Parque também está aberto a visitas, que devem ser agendadas com antecedência pelo tel. (11) 4724-0555, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou no e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br.