17 jul

Proteger nossas florestas é conservar à vida!

Conservar uma floresta é conservar todas as formas de vida – a nossa e de toda biodiversidade. É proteger também o conhecimento e a história de um lugar, sua paisagem e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação emocional, física e intelectual de novas gerações, ao promover a relação das pessoas com a natureza.

Em 17 de julho, celebra-se o Dia de Proteção às Florestas e nós aproveitamos esta data para trazer algumas marcas alcançadas ao longo de quase duas décadas de atividades para a conservação no Parque das Neblinas – uma das áreas de preservação do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil. Confira:

  • Até 2017, temos 253 espécies de biodiversidade já identificadas em nosso Parque. Só de aves são mais de 200 espécies, um prato cheio para os birdwatchers de plantão.
  • 4 mil alunos e 100 educadores: é o número de participantes já envolvidos no Meu Ambiente, programa de Educação Ambiental que desenvolvemos, desde 2010, com o intuito de estreitar as relações das pessoas com a natureza e valorizar o potencial educador dos ambientes naturais, integrando o aprendizado dentro e fora da sala de aula.
  • Reintrodução da palmeira-juçara. A palmeira-juçara é uma espécie-chave para conservação, pois alimenta boa parte da fauna em época de escassez alimentar na floresta. Porém, ela é muito ameaçada pela extração ilegal do palmito e foi quase extinta na área. Já realizamos, no Parque, a semeadura de mais de 7 milhões de sementes da palmeira e promovemos oficinas de manejo com proprietários rurais do entorno.
  • Já recebemos na reserva mais de 37 mil visitantes, seja para trilhas, canoagem, camping ou cicloturismo.

Pelo trabalho contínuo que realizamos, o Parque das Neblinas é reconhecido, desde 2006, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO.

Assim, contribuímos para conservar cerca de 6 mil hectares de Mata Atlântica, além de compartilharmos essa experiência para a gestão de outras áreas naturais.

Comentários

  1. Parabéns pelo brilhante trabalho Iniciativas como esta são de fundamental importância para que tenhamos um futuro possível.Por acaso vcs visitam escolas para divulgação dos trabalhos que realizam?
    Abraços

    1. Olá, Antonio! Infelizmente não fazemos visitas em escolas. Caso essas ações sejam realizadas futuramente, nós entraremos em contato! ?

  2. Olá bom dia, gostaria de saber os valores e como faço pra poder fazer um passeio no parque.
    Aguardo o retorno, muito obrigado e ótimo domingo!!!!

    1. Olá, César! Ficamos felizes em saber que você quer aproveitar o dia em nosso parque! Para tirar dúvidas sobre a estrutura do parque, valores e agendar uma visita, entre em contato por e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br ou pelo telefone (11) 4724-0555 / (11) 4724-0556. Aguardamos sua visita! Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário