22 abr

Que ano é hoje?

Que ano é hoje?

Em 2000, 198 nações se comprometeram a atingir, até 2015, oito metas chamadas de “Objetivos do Milênio”. Você já deve ter ouvido falar muito sobre o assuntoe trabalhado em sala de aula… Aqui, no Ecofuturo, os Objetivos do Milênio – rebatizados como “O melhor lugar do mundo” – foram a base do 6o Concurso Cultural Ler e Escrever É Preciso, em 2007. Pois bem, 12 anos depois muita coisa mudou e, pasmem!, para melhor. Sim, leitores, o copo está meio cheio.

Você sabia, por exemplo, que o primeiro objetivo, erradicar a extrema pobreza e a fome, já foi atingido pelo Brasil? A meta era reduzir a pobreza à metade do nível de 1990. Em 2005, o nosso país voluntariamente ampliou a meta: reduzir a pobreza a um quarto do que era em 1990. Alcançamos em 2007 e superamos em 2008. Fantástico, não?

No artigo Desigualdade no Brasil: só seremos menos desiguais quando nossa riqueza estiver nas crianças, o pesquisador Ricardo Paes de Barros fala sobre como podemos IR ALÉM, clique

Também devemos atingir o quarto objetivo, reduzir a mortalidade na infância, antes de 2015. Para se ter uma ideia, de 1990 até 2008, a frequência de óbitos de menores de cinco anos reduziu 58% (22,8 para cada 1.000 nascidos vivos). A meta é 17,9. Estamos quase lá!

E para ir melhor vale ler O bebê: um novo mundo que muda o nosso mundo, onde o neonatologista Carlos Eduardo Corrêa apresenta uma prosa delicada sobre os cuidados com a vida desde sempre,

Ainda falta muito para alcançar alguns objetivos. Veja só o terceiro, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, por exemplo. As mulheres frequentam mais a escola do que os homens, mas apenas 57,6% das brasileiras são consideradas economicamente ativas (os homens são 82%). Só pra dar uma ideia: em 2009, o nosso Congresso Nacional era composto apenas de 9% de deputadas federais.

2015 é daqui a três anos. É como se a prova fosse amanhã e hoje, o último dia para ralar de estudar para tirar 10. Nos próximos posts, vamos detalhar cada um dos objetivos e apontar caminhos sobre como nós (você) podemos contribuir para atingi-los: começando em casa e estendendo nos estudos, no trabalho, na rua, no bairro, votando…sendo humano e cidadão. Preparado? Queremos e aguardamos os seus comentários, suas ideias, suas experiências! É só clicar aqui embaixo!

*Dados do Relatório Nacional de Acompanhamento, feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e publicado em março de 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário