29 ago

Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos

Criada em 2012 por iniciativa do Instituto Ecofuturo e FTD Educação, a Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos, que desde o ano passado integra as ações do GIFE (Grupo Institutos e Fundações Empresariais), tem como objetivo promover encontro entre organizações, pesquisadores e escritores para debater e buscar convergências para empreender ações mais efetivas neste que é um tema de prioridade nacional. Dados do Inaf (Índice de Alfabetismo Funcional) de 2015 revelam que apenas 8% da população brasileira alfabetizada é proficiente, ou seja, apenas 8% de brasileiros têm “habilidade de ler, compreender, tomar decisões e argumentar a partir da avaliação de diversas variáveis e bases textuais”.

Na semana passada, dando sequência ao planejamento estratégico iniciado em maio deste ano, os integrantes da Rede LEQT se reuniram para tratar de duas linhas de ação: (1) a elaboração de um Manifesto, que identifique quem somos e quais são os nossos propósitos e (2) aprofundamento e construção de plano de ação para o biênio 2017/2018 relacionado aos projetos Indicadores de Políticas e Programas de Formação de Leitores, Articulação e fortalecimento de redes de bibliotecas (públicas, comunitárias e escolares), Implantação de projeto piloto de política de leitura, literatura e biblioteca por meio de articulação intersetorial e Campanha de mobilização da sociedade civil, com especial destaque ao setor empresarial.

Participam as organizações que vem coordenando a Rede – Ecofuturo, FTD Educação, Instituto C&A, Instituto Paulo Montenegro, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – e as que estiveram presentes desde o encontro de planejamento deste ano, e continua aberta à entrada de novos integrantes, sejam organizações não governamentais da sociedade civil ou mantidas por empresas, representantes do poder público, pesquisadores da área. Vamos exatamente trabalhar na redação de um documento, a partir do Manifesto, que trate de aspectos relacionados à entrada de novos integrantes.

Parece pouco se a gente pensa que o início da Rede foi em 2012. Mas o fato é que a construção de redes de cooperação demanda tempo para o amadurecimento de ideias e identificação de focos de possíveis ações conjuntas, uma vez que cada qual – seja uma instituição seja um indivíduo – precisa abrir mão de uma agenda própria para ingressar numa agenda de incidência comum, sem abrir mão (claro!) dos princípios que regem pensamento e ação. Coexistir é o desafio da humanidade. E estamos falando de cooperar por política pública num país com as dimensões e diversidades como o Brasil! Seguimos convictos de que educar para a leitura e a escrita é prioridade para o fortalecimento da nossa democracia e o desenvolvimento de pensamento e habilidades para que de fato possamos viver promovendo o máximo de bem e o mínimo de dano, ou seja, de forma sustentável; missão do Instituto Ecofuturo.

Integrantes da Rede LEQT: Instituto Airton Senna, Fundação Vale, Literasampa, Febab (Federação Brasileira de Biblioteconomia), CDI, CEDAC, Fundação Educar, Movimento Brasil Literário, Fundação Itaú Social, Nilma Lacerda (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Roberto Catelli (Ação Educativa), Iracema Nascimento (educadora, doutora em literatura), Associação Vagalume, Fundação Dorina Nowill, Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho, Cenpec, Instituto Pro-Livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário