13 jan

Reservas Ecofuturo: envolvimento dos stakeholders locais

Garantir a interlocução entre todos os atores envolvidos (stakeholders) no desenvolvimento e execução de um projeto é um dos objetivos do Programa Reservas Ecofuturo. Inspirando-se na experiência adquirida no Parque das Neblinas, com mais de 13 anos de gestão de base comunitária, partilhando os benefícios e desafios junto à população do entorno, o Programa traz esse conceito a seus projetos. Oferecer meios de discussão, além de estreitar relações entre os interessados, propicia um planejamento integrado, alinhamento institucional e maior efetividade na futura implantação das ações. Espaços que fomentem a participação daqueles que serão direta e indiretamente afetados colaboram para o empoderamento do projeto pela sociedade, acesso à informação, ampliação da escala de divulgação das ações, conquista de parceiros importantes, facilitando a execução e diminuindo a resistência da população.
 
Como exemplo, o Programa Reservas Ecofuturo promoveu diversas oficinas para a discussão dos Planos de Manejo de duas unidades de conservação: uma RPPN em Bofete e um Parque Natural Municipal em Mogi das Cruzes, ambos no estado de São Paulo. Criando momentos para compartilhar as informações adquiridas por diversos especialistas (em fauna, flora, clima, recursos hídricos, geologia, educação ambiental, entre outros) com os atores que estão no dia a dia dessas unidades de conservação, proporcionou-se um fluxo de informações interessante, onde lacunas de conhecimento, fragilidades, potencialidades puderam ser compartilhadas e discutidas, mobilizando diversos setores da sociedade que contribuíram, de alguma forma, para a conservação dessas áreas, dentre eles funcionários, gerentes, diretores, vereadores, secretários municipais, artesãos e professores.
 
O Programa Reservas Ecofuturo oferece assessoria técnica a proprietários particulares, empresas, órgãos do governo e ONGs que sejam detentores de áreas naturais e unidades de conservação ou que tenham interesse em adquirir terras para a proteção ambiental e o manejo sustentável. Saiba mais em www.ecofuturo.org.br/reservas ou entre em contato pelo e-mail reservas@ecofuturo.org.br.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário