13 ago

Respeito Olímpico

Logo após a vitória dos 100 m rasos, uma das provas mais nobres do atletismo, ele foi conceder uma entrevista ao vivo para uma emissora de televisão. Durante a gravação, o medalhista ouve o hino nacional dos Estados Unidos, que tocava naquele momento devido à premiação de uma outra modalidade esportiva. Bolt, então, toma uma atitude inusitada. Delicadamente, pede desculpas para a jornalista e fica em silêncio até o final da execução do hino. Ao final, volta a dar a entrevista.

A cena pode ser vista neste vídeo publicado no site “Você tem que ler isso” no R7.com.
Mas o que isso tem a ver com Educação para Sustentabilidade? Muita coisa. Um mundo sustentável passa inevitavelmente por respeito. Respeito por você mesmo, pelo próximo, pelo entorno. É estar atento ao que acontece ao seu redor. É perceber que há coisas mais importantes do que você mesmo, o seu status, a sua zona de conforto.
Por isso é tão simbólica essa cena do Bolt, que, naquele momento, era considerado o ser humano mais importante das 80 mil pessoas que estavam no Estádio Olímpico de Londres, mas não se esqueceu de que, na verdade, era mais uma peça do tabuleiro e parou por alguns minutos para dar mais um exemplo concreto do que significa Ubuntu  “Sou o que sou porque somos todos nós” tema do nosso ultimo post.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário