18.03.2019

Rio Itatinga: patrimônio hídrico da Serra do Mar

O Parque das Neblinas é o berço do rio Itatinga, importante patrimônio hídrico que percorre os municípios de Bertioga e Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo.  A reserva da Suzano, gerida Ecofuturo, protege 463 nascentes, o que corresponde a cerca de 50% de sua bacia, além de 14 dos 24 km do curso do rio.

Com água cristalina dentro do Parque, a recuperação do Itatinga – bastante impactado nas décadas de 1940 e 1950 pela produção de carvão para siderurgia – aconteceu devido ao manejo adequado e estratégias de conservação desenvolvidas pelo Instituto na área.

Além da relevância ambiental, uma vez que está inserido no contexto da Serra do Mar Paulista – o maior contínuo remanescente de Mata Atlântica no País –, o rio Itatinga desempenha importante papel para economia: ele move a Usina Hidrelétrica da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que fornece energia para o Porto de Santos, o principal do Brasil e o maior complexo portuário da América Latina.

O Itatinga é também um dos últimos habitats do Coptobrycon bilineatus (conhecido como lambarizinho ou piabinha), espécie de peixe classificada como Vulnerável (VU) à extinção e que não era coletada desde 1910. Nas suas águas vivem ainda outras 15 espécies de peixes.

“O rio Itatinga é a principal artéria do Parque das Neblinas, que conserva também outras 14 nascentes que desaguam para o Alto Tietê.  Além disso, o Itatinga cruza outras unidades de conservação, como o Parque Estadual Serra do Mar e o Parque Estadual Restinga de Bertioga, sendo de fundamental importância para o equilíbrio de ambientes como o mangue e a restinga do município de Bertioga”, afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.

A dinâmica da floresta e dos recursos hídricos está diretamente interligada: um depende do outro e a conservação de ambos é necessária. De acordo com Groke, a cobertura florestal nas margens dos rios atua como uma camada de proteção e, assim como uma esponja, absorve a força das grandes chuvas e evita, por exemplo, que a água chegue barrenta nos cursos d’água, já que retém os sedimentos que iriam diretamente para o rio, além de reduzir a ocorrência de erosões no solo. A cobertura vegetal permite ainda que a água das chuvas se infiltre no solo, promovendo assim a recarga dos lençóis freáticos.