20 ago

Rota das Bibliotecas Ler é Preciso – Primeira parada: Lençóis Paulista

Localizada no Centro-Oeste do Estado de São Paulo, com cerca de 61 mil habitantes, Lençóis Paulista é conhecida como “Cidade do Livro”, uma vez que o acervo de 75 mil livros da Biblioteca Municipal ultrapassa o número de moradores da cidade. As ruas com nomes de escritores, como Carlos Drummond de Andrade, Procópio Ferreira, Menotti del Picchia e Manuel Bandeira, refletem uma homenagem do município aos autores que contribuíram com doações ao acervo.
 
Contudo, a fruição da leitura e de outros bens culturais aos bairros descentralizados, distantes do centro educativo da região, é ainda limitada pelo número de vagas e a dificuldade de acesso, sobretudo para as crianças. É o caso do Jardim Caju: com apenas 15 anos de fundação, não possui espaços de lazer, nem biblioteca aberta à comunidade.
 
Uma forma de contribuir para a mudança desse quadro é potencializar equipamentos já existentes na localidade e integrá-los à população local. É o que está sendo feito a partir da parceria entre o Instituto Ecofuturo e a Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, em um trabalho de reestruturação da biblioteca da escola municipal do bairro.
 
Fundada em 2005 e muito bem conservada, a EMEF Guiomar Fortunata Corneglian Borcat atende a 931 alunos do Ensino Fundamental I e II, aos quais são oferecidas atividades periódicas de leitura, incluindo visitas a feiras de livros locais e à Bienal do Livro de São Paulo. A biblioteca, no entanto, sem condições de operar semanalmente na sua parte circulante, vem fazendo empréstimos de livros apenas a cada quinze dias. Além disso, alunos fora do horário de aula não podem utilizar o espaço, devido à demanda de salas a serem atendidas pelos funcionários, com o agravante de não haver espaço adequado para comportar as turmas em horário letivo.
 
Com a nova parceria, cursos de auxiliar de biblioteca e de promotores de leitura serão ministrados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, parceira do Ecofuturo que se encarregará também de selecionar e juntar ao acervo existente outros mil novos livros. Também o espaço físico passará por mudanças, dos 8 metros de comprimento por 5,80 de largura atuais para 80m² distribuídos para acondicionamento de livros e recursos multimídia para pesquisas. Quatro funcionários devidamente qualificados no processo serão contratados para pôr a biblioteca em pleno funcionamento nos três períodos.
 
No dia 30 de outubro, quando o espaço for inaugurado, suas portas equipadas com rampas de acesso serão abertas para além da unidade escolar. A nova biblioteca da escola, batizada de Nelson Faillace, em homenagem a um escritor local, será também uma biblioteca comunitária, pronta para atender aos anseios dos moradores da comunidade.
 
Esses esforços cooperados, com a realização do Instituto Ecofuturo, patrocínio da Duratex/SA, Execução da FNLIJ e apoio da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, demonstram que ações intersetoriais e em rede podem contribuir para assegurar o direito à leitura e à biblioteca.
 
Que essa parceria frutifique para que a “Cidade do Livro” se firme e se reconheça a cada dia como uma cidade de leitores!
 
Serviço
 
Inauguração da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Lençóis Paulista
Quando: 30 de outubro de 2013, às 19h
Local: EMEF Guiomar Fortunata Coneglian Borcat. Rua Horácio Dias Baptista, 255, Jardim Caju.
Fone: (14) 3264-4613

Equipe responsável: Instituto Ecofuturo

Texto: Reni Adriano

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário