24 set

Rota das Bibliotecas Ler é Preciso – Quarta parada: Veríssimo/MG

O município de Veríssimo, em Minas Gerais, a 43 quilômetros de Uberaba no Triângulo Mineiro, está na 1.976 ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, entre os 5.565 municípios do Brasil, quando avaliados alunos da 4ª série. No caso dos alunos de 8ª série, ocupa a 1.829 ª posição no índice. Nenhuma escola da cidade possui biblioteca e a única biblioteca municipal possui pouquíssimos livros de literatura, sendo a maior parte do acervo composta por livros didáticos. Com 3.436 habitantes, Veríssimo é uma cidade sem livraria.

Através de nossas parcerias com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a Duratex e a prefeitura municipal, está sendo implantada a primeira biblioteca escolar do município. Com 283 alunos e situada no centro da cidade, a EMEF Maria Natália Idalo disponibilizou três salas para instalação do equipamento, compreendendo uma área de 70m². Uma sala multimídia, outra para o acervo infantil e uma terceira, para acervo adulto e toilette, estão sendo equipadas, além de um jardim mobiliado com bancos para a leitura ao ar livre.

A nova biblioteca será também comunitária, totalmente acessível aos moradores de Veríssimo, e será integrada à biblioteca municipal, para que o acervo desta receba tratamento adequado em um espaço apropriado para pesquisas. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, de manhã e à tarde, com dois profissionais qualificados pela FNLIJ.

Homenagem

Cada Biblioteca Comunitária Ler é Preciso é batizada com o nome de uma personalidade local escolhida pela própria comunidade. Geralmente, autores ou pessoas diretamente ligadas à educação. Veríssimo quis homenagear a memória de Gilberto Claudino da Silva, que por muitos anos foi motorista do transporte escolar. Através da sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Educação informou que Só Gilberto, como era conhecido, é o homenageado não por seus feitos acadêmicos, mas pelo grande homem que ele foi e pelo grande apoio à cultura verissimense. “Incentivador de prosa, da música popular e um grande sábio da leitura, apesar de não ter frequentado bancos universitários”.

Serviço

Inauguração da Biblioteca Comunitária de Veríssimo/MG

Quando: 24 de outubro de 2013, às 19h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário