27 ago

Rota das Bibliotecas Ler é Preciso – Segunda parada: Agudos/SP

A única biblioteca da Vila Professor Simões, o bairro mais populoso de Agudos, no interior paulista, está sediada numa escola, a EMEF Inês Sormani. Mas, até o começo deste ano, o equipamento estava impraticável mesmo para professores e alunos, com livros antigos e didáticos, e sem nenhum funcionário. A partir de uma parceria entre o Instituto Ecofuturo e a Prefeitura Municipal da cidade, este quadro começa a mudar.

Na segunda-feira do dia 21 de outubro, quando a escola – que atualmente abriga o SESI do município e atende a 200 alunos – abrir suas portas, uma biblioteca nova em folha será inaugurada. Com 150m², abrigando uma sala e um jardim coberto, equipada com 1.000 livros novos e recursos multimídia, a biblioteca da escola também será comunitária: atenderá a professores, alunos e moradores do bairro. Dois profissionais devidamente qualificados como auxiliares de biblioteca e promotores de leitura pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ estarão a postos para dar as boas vindas e atender a toda comunidade. Com horário de funcionamento inicial de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, o objetivo é que em breve o espaço seja aberto também aos finais de semana, vinculando cada vez mais a comunidade local à escola.
 
“Será um ganho muito grande para Agudos, já que essa biblioteca tem caráter comunitário. Nosso objetivo é incentivar a população à leitura e, com esse espaço, oferecer mais uma possibilidade de lazer, inclusive aos finais de semana”, afirma a Diretora de Cultura, Marisa Octaviani, que enfatiza ainda o cuidado e o respeito para com todos os usuários, desde a facilitação do acesso à qualificação dos funcionários. “O objetivo é que os profissionais sejam capacitados a fazer o planejamento e a promoção de leituras de literatura”.
 
Com um projeto próprio e mobiliário sob medida, dotada de dois banheiros e salas adaptados para pessoas com deficiência, além da previsão de disponibilizar acervos em braille, a Biblioteca será também batizada, trazendo o nome da educadora Maria Olívia Otero Artioli, coordenadora do SESI.
 
Desde o começo da articulação com o poder público local, a parceria contou com a participação ativa do Secretário Municipal de Educação, Waldemir Rodrigues de Mello. Educador com forte vínculo com ações de leitura, ele esteve presente em todas as etapas do processo.
 
Somando esforços articulados em rede e presente em 11 estados, a Rede de Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso vem colaborando com prefeituras na implementação de bibliotecas em instituições públicas de ensino, atenta à lei 12.244/10, que determina a implantação de bibliotecas em todas as escolas do país até 2020.
 
Imagens do projeto feito especialmente para a Biblioteca Comunitária de Agudos
 
Serviço:
 
Inauguração da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Agudos/SP
Quando: 21 de outubro de 2013, às 16h
Local: EMEF Inês Sormani/ SESI. Av. João Pessoa, 02, Vila Professor Simões.
 
Equipe responsável: Instituto Ecofuturo
Texto: Reni Adriano
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário