10 set

Rota das Bibliotecas Ler é Preciso – Terceira parada: Itatinga/SP

Na nossa série de novas Bibliotecas Comunitárias da Rede Ler é Preciso que estão sendo inauguradas no segundo semestre deste ano, temos enfatizado que ações intersetoriais podem contribuir para assegurar o direito à biblioteca. Buscar alternativas inteligentes para viabilizar o direito à leitura tem sido nossa prioridade. Desse modo é que restaurar equipamentos já existentes em bairros e potencializá-los através da integração à comunidade tem sido nosso foco, através das parcerias com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, a Duratex e as prefeituras municipais. Ao mesmo tempo em que essas ações contribuem para a efetivação da lei 12.244/10, que determina a implantação de bibliotecas em todas as instituições de ensino até 2020, viabilizam o acesso à biblioteca escolar para toda a comunidade do entorno, resguardando o direito à leitura para além dos muros das escolas, ampliando o significado das unidades escolares.
 
A cidade de Itatinga, no interior paulista, é a nossa próxima parada. Através da nova biblioteca da Escola Aristeu Pedroso de Almeida, o bairro Jardim Parenti II terá sua biblioteca comunitária: de um lado, as portas estarão abertas para os 704 alunos, que vão desde crianças a partir de 6 anos aos adultos do EJA; de outro, uma porta aberta especialmente para os moradores do bairro. Dois funcionários Formados em Promoção de Leitura e Auxílio de Bibliotecas pela FNLIJ farão o atendimento aos usuários, de segunda a sexta, de manhã e à tarde.
 
Para a orientadora educacional, Glauce Pires, a biblioteca “é uma nova voltagem para a comunidade local, instigando a busca por conhecimento e novas descobertas”. Segundo ela, em tempos de armazenamento de dados e acesso a eles por vias digitais, as bibliotecas tendem a ser pouco frequentadas, uma vez que geralmente as pessoas se contentam com o excesso de apelos visuais das mídias diversas. “Mas, em uma biblioteca, com profissionais qualificados, o acesso à informação é mais completo, com mediadores junto aos alunos e aos moradores dos bairros, despertando expectativas primordiais dos seres humanos, muitas vezes latentes mas que são nossas desde os primórdios, fundamentais à própria formação da nossas identidade”. Para Glauce, aliás, o simples contato visual, táctil ou olfativo com os livros já são capazes de inaugurar esse processo cognitivo que todo leitor há de confirmar. Portanto, o primeiro passo para a formação de leitores é a disponibilidade de um acervo diverso em um espaço acolhedor e acessível em que os usuários possam livremente experimentar, aguçando seus sentidos.
 
Um nome e uma homenagem
 
Como acontece a cada implementação de uma biblioteca comunitária da Rede Ler é Preciso, a comunidade local homenageia uma personalidade da região, cujo nome é atribuído à biblioteca. Itatinga se lembrou da professora aposentada e escritora Izabel Pinto de Oliveira, autora dos livros No Soprar dos Minutos e A Bolinha Amarela. Por ter feito da arte e da educação o objetivo único de sua vida profissional e por estar envolvida em quase todos os projetos culturais da cidade, a professora é a grande homenageada.
 
Serviço
 
Inauguração da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Itatinga/SP
Quando: 07 de novembro de 2013, às 15h
Local: EMEF Professor Aristeu Pedroso de Almeida. Rua Altair Stengel Thieghi, 36. Jardim Parenti II
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário