16 jul

Sapinho da neblina: conheça a nova espécie identificada no Parque!

Uma nova espécie de sapinho pingo-de-ouro foi descoberta pela ciência e o Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, é um de seus habitats. O Brachycephalus ibitinga, ou sapinho da neblina, foi nomeado em homenagem às áreas em que ocorre: “ibitinga” é uma palavra derivada do tupi-guarani e significa “terra branca”, como era conhecida a neblina característica das florestas de terras altas na Mata Atlântica.

Além do pequeno tamanho – eles costumam medir entre 1,1 e 1,7cm e são menores que uma unha –, os indivíduos desta espécie se diferenciam também por sua coloração alaranjada e pela hiperossificação dérmica: uma estrutura que envolve parte da cabeça e do corpo do animal, e que brilha sob luz ultravioleta.

O sapinho da neblina brilha sob luz ultravioleta. Foto: Thais Condez.

A identificação foi realizada pela bióloga Thais Condez, em parceria com outros pesquisadores, a partir de pesquisa realizada durante seu doutorado e pós-doutorado desenvolvidos na UNESP/Rio Claro. O anfíbio recém-descoberto junta-se a outras 37 espécies já registradas deste gênero, um grupo exclusivo da Mata Atlântica, que inclui o Brachycephalus rotenbergae, também catalogado neste ano.  Os sapos do gênero Brachycephalus se alimentam principalmente de ácaros e formigas, e algumas espécies apresentam potentes toxinas na pele.

O registro do B. ibitinga é mais um indicador positivo em relação ao trabalho de restauração e conservação desenvolvidos na reserva: devido às características de sua reprodução – ele não passa pela fase de girino, seus ovos são depositados diretamente no solo úmido das florestas –, é necessário que o ambiente esteja bem conservado para ser seu habitat e garantir a sobrevivência desta e de outras espécies de anfíbios na região.

Para saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário