01 jun

Semear conhecimento sobre gestão de biblioteca!

Com objetivo de apoiar a formação de indivíduos e a difusão do conhecimento, uma das etapas do projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo é a capacitação gratuita de cerca de 40 pessoas do município que receberá a nova unidade em cursos sobre gestão de biblioteca e promoção de leitura.

Com investimento da CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e apoio da Prefeitura de Marília, estamos implantando uma nova biblioteca aberta à comunidade na cidade, localizada no interior de São Paulo. Em maio, avançamos em mais uma etapa dessa iniciativa e realizamos o curso de Auxiliar de Biblioteca.

Ministrado por profissionais da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), responsável pela execução técnica do projeto, o curso tem como objetivo capacitar os participantes para desenvolver atividades organizacionais e funcionais da biblioteca, apresentar noções básicas de biblioteconomia e tratamento técnico dos livros, além de orientar os profissionais para o atendimento personalizado aos usuários e debater a função social da biblioteca.

Participaram do treinamento, com duração total de 32 horas, cerca de 30 pessoas, incluindo professores do município, representantes da comunidade e do Poder Público. Dois cursistas serão destacados para trabalhar na nova Biblioteca Comunitária,que tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2017.

A professora Alessandra Favero de Campos, participou do mesmo curso, ministrado recentemente em Bebedouro (SP), onde também será implantada uma Biblioteca Comunitária, e contou como foi a experiência. Confira, abaixo, a entrevista:

Ecofuturo: Como soube do curso e por que se interessou em participar?

Alessandra: A escola onde trabalho, a EMEB João Pereira Pinho, foi selecionada para receber a nova Biblioteca Comunitária. Então, os cursos foram oferecidos aos professores. Já fiz vários treinamentos sobre leitura e por gostar bastante do tema decidi participar. É sempre bom ouvir e aprender!

Ecofuturo: Como foi a experiência de participar do curso de Auxiliar de Biblioteca?

 Alessandra: Foi incrível!! Aprendi muito e conheci detalhes técnicos que eu nem imaginava que existissem.

Ecofuturo: O que o curso agregou para suas atividades como professora?

 Alessandra: Me ensinou a olhar para os livros com outros olhos. A classificá-los, bem como a consultar a ficha catalográfica, caso necessite de mais informações. Agora tenho critérios mais claros para oferecer aos meus alunos textos de qualidade e autores conceituados.

 Ecofuturo: Qual a importância da leitura como um instrumento de inclusão e transformação social?

Alessandra: Pensando na minha comunidade escolar e no seu entorno, tenho certeza que a leitura contribuirá e muito para a transformação pessoal e social dos indivíduos. E a Biblioteca Comunitária será esse agente transformador, uma vez que a comunidade é carente, inclusive de cultura.

Comentários

  1. Bom dia,

    Sou bibliotecária recém formada e busco por experiências na área de projetos sociais. Na busca por informações, encontrei o site vocês.
    Lendo as informações sobre o projeto, e a empresa que articular as parcerias, gostaria de saber se existe possibilidade de trabalhar com vocês.

    Qualquer dúvida estou a disposição.

    Atenciosamente,
    Sandra
    e-mail: sandragracinha@yahoo.com.br

    1. Oi Sandra,
      Obrigada por seu contato e interesse em trabalhar conosco! O Ecofuturo é um instituto criado e mantido pela Suzano Papel e Celulose. Por favor, cadastre seu currículo diretamente no site da Suzano (www.suzano.com.br > Oportunidades > Clique aqui > Deixe o seu currículo conosco).

      Boa sorte!

      Um abraço,
      Equipe Ecofuturo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário