27 ago

Suzano e Ecofuturo iniciam implantação de Bibliotecas Comunitárias no Maranhão

O Ecofuturo e a empresa Suzano, sua mantenedora, iniciaram a implantação de quatro Bibliotecas Comunitárias no Maranhão. As unidades integram o acordo da empresa com o Governo do Estado no âmbito do Programa Escola Digna, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-MA) com objetivo de promover a substituição de escolas em condições precárias e oferecer assessoria técnico-pedagógica.

A Suzano apadrinhou a construção de quatro escolas que, juntas, somam dez salas de aula e, como diferencial da planta padrão do programa, receberão também as Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo. As unidades estão em implantação no povoado de Mangabeira (Urbano Santos), no Vale do Açaí (Açailândia), no assentamento Cikel Vila do 8 (Buriticupu), e na aldeia indígena Jerusalém (Sítio Novo). A inauguração das bibliotecas está prevista para o fim deste ano.

Na última semana, foram assinados os Acordos de Cooperação entre o Ecofuturo e as prefeituras dos quatro municípios contemplados pelo projeto. Como contrapartida, o poder público local será responsável por manter as bibliotecas e contratar os funcionários que atuarão nos espaços culturais. O Instituto também realizou a apresentação da iniciativa às comunidades, para que a população acompanhe e participe de todo o processo.

“Por meio das nossas bibliotecas, promovemos a leitura e o acesso aos livros e, com isso, contribuímos para formação de pessoas mais conscientes e críticas. Já comprovamos, também, que quando instalada dentro da escola, a unidade colabora para um melhor desempenho dos alunos e, por ser aberta à comunidade, amplia a participação dos pais na vida escolar dos filhos”, afirma Paulo Groke, Diretor Superintendente do Ecofuturo.

O próximo passo são as formações gratuitas oferecidas pelo projeto a educadores e comunidade do entorno. A partir de setembro, serão realizados cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura, e uma oficina sobre educação ambiental – além de um curso sobre Gestão e Sustentabilidade, voltado a funcionários do poder público dos municípios.

As novas bibliotecas receberão, cada uma, acervos com 400 livros novos de literatura, selecionados por especialistas da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), executora técnica do projeto, e outros 100 escolhidos pela comunidade. Os espaços contarão também com mobiliário novo e equipamentos eletrônicos e de informática.

Desenvolvido há 20 anos, o projeto do Ecofuturo soma 114 bibliotecas em 12 estados brasileiros, e há outras duas unidades em implantação nas cidades de Poté e Ladainha, em Minas Gerais, também com investimento da Suzano, por meio do programa Nascentes do Mucuri.

A Suzano já patrocinou a implantação de outras quatro Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo no Maranhão, além de mais de 50 por todo o país. “Está na essência da Suzano o cuidado com as comunidades onde atuamos. Queremos compartilhar valor e inspirar as pessoas – e acreditamos que a educação é fundamental para promover a transformação da sociedade. Por isso, investimos em ações que colaboram com o empoderamento dos cidadãos”, conclui Ana Paula Pulito, Coordenadora de Desenvolvimento da Suzano, no Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário