14 out

Temas que podem cair na redação do Enem este ano

O Enem, Exame nacional de ensino médio, está chegando e deixando muitos estudantes descabelados só em pensar na tão temida redação, afinal ela tem um grande peso na nota.

Não dá pra adivinhar qual será o tema, mas sabemos que tem a ver com atualidades e que permeiam assuntos sociais e de direitos humanos. O site Universia Brasil, http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/07/17/1100822/17-temas-podem-cair-redaco-enem-2014.html, divulgou algumas opções e justificativas para possíveis abordagens na prova de 2014. Entre os assuntos relacionados no site, selecionamos sete referências da nossa biblioteca virtual para te ajudar a enriquecer o conhecimento e a produção do texto, confira:

Papel da mulher no século XXI – tema social que tem grande destaque na mídia e, portanto, é a aposta para tema de redação não só do Enem como também de outros vestibulares.

Leia: Mulher e sustentabilidade de Rose Marie Muraro no livro A vida que a gente quer depende do que a gente faz, pág 230.

Ética dentro e fora do campo

Outro assunto relacionado ao Mundial é a questão da ética dentro e fora do campo, desde a mordida do jogador Suárez até a compra de ingressos reservados aos deficientes físicos. O que podia ter sido diferente no comportamento das pessoas?

Leia: “Sendo humanos” em vez de “seres humanos” do psicanalista Yves de La Taille no Caderno educação para a sustentabilidade, pág 10: http://www.ecofuturo.org.br/educacao-para-a-sustentabilidade

Os “justiceiros” 

Este ano, observamos muitos casos de pessoas que tentaram fazer justiça com as próprias mãos e agiram de forma violenta, causando até mesmo o assassinato de pessoas em prol dos seus próprios valores.

Leia: Cultura de paz, sustentabilidade e o cérebro ético de Regina Migliori no livro Cuidados com a vida, pág 89: http://www.ecofuturo.org.br/cuidados-com-a-vida

Racismo

racismo na sociedade brasileira é uma das grandes apostas para a redação. Vivemos em uma democracia racial que é uma grande falácia, e isso pode aparecer com alguma alusão ao sistema de cotas ou pode ser apontado sobre o episódio sofrido pelo jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em uma partida.

Leia: … Ainda os direitos humanos de José Gregori, Presidente da CMDH – Comissão Municipal de Direitos Humanos, no livro Cuidados com a Vida, pág 35: http://www.ecofuturo.org.br/cuidados-com-a-vida

Escassez de água

O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente. A escassez de água enfrentada pelo País é um dos temas mais preocupantes, e o exame pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão.

Leia: Água no século XXI de José Galizia Tundisi membro da Academia Brasileira de Ciências no livro A vida que a gente quer depende do que a gente faz, pág 93.

Escute: Podcast Piracema com Paulo Groke: http://www.ecofuturo.org.br/cuidados-com-a-vida

Assista: Vídeo oficina produção e consumo de água com Paulo Groke, engenheiro ambiental: http://www.ecofuturo.org.br/video-oficina-educacao-socioambiental-i-producao-e-consumo-de-agua

Uma boa dica da educadora Maria Betânia Ferreira para escrever sem medo é que conversas e experimentos a partir da literatura ajudam muito e facilitam a escrita: “Esmiuçar obras literárias pode ser uma atividade de investigação lúdica – não se trata de «análise literária», e sim de uma olhada carinhosa, gentil, empática no escrito alheio, em busca de seus segredos, iscas, mistérios e achados.

Quem lê se alimenta de formas, conteúdos e modelos para sua própria expressão escrita; quem escreve experimenta, inevitavelmente, a presença de significados por trás das palavras”.

Boas leituras e escritas!

Fonte: Universia Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário