21 jan

Toma que a cidade é sua

“Adoro viajar. Ir a museus, galerias, restaurantes, cafés, livrarias. Ou simplesmente pegar um livro e deitar embaixo de uma árvore num parque. Quando estou fora, pego transporte público, ando de metrô, ônibus, bicicleta. Ou ando à pé mesmo. Nem sei o que é carro.” 

É preciso ter olhar de turista na própria cidade. Sair da rotina e procurar ver a rua de todo dia como se fosse novidade. Procurar novos usos para aquela pracinha perto de casa, que você só usa como passagem. 

Em 2013, a cidade de São Paulo completou 459 anos. Por aqui, há uma tendência forte de ocupação dos espaços públicos. Os parques estão sempre cheios. Os skatistas percorrem calçadas e escadarias sobre quatro rodas (mesmo que alguns torçam o nariz). Muitas praças viraram uma área de convivência onde as pessoas soltam os cachorros (literalmente). Os grafiteiros dão cor às paredes cinzas da metrópole. E o caso emblemático do prédio do Dops (Departamento Estadual de Ordem e Política Social), que a cidade ocupou e virou o museu Estação Pinacoteca.

A ocupação cria histórias. Primeiros beijos, conversas hilárias com amigos, programas especiais que ficam na memória. As histórias criam afeto. E o afeto gera o cuidado. 

No dia 1o janeiro, prefeitos de todo o Brasil tomaram posse, pela primeira ou pela segunda vez. Mas uma pessoa só não dá conta de cuidar da cidade inteira. Isso também cabe a você. Ocupe, ame e cuide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário