03 maio

Você conhece o muriqui?

Também conhecidos como mono-carvoeiros, os muriquis são os maiores primatas das Américas e podem medir entre 50 e 80 cm! É claro que esse tamanho não faz dele um “King Kong tupiniquim”, mas ainda assim é bem legal, né?

Infelizmente, a espécie está em perigo crítico de extinção, porque nas últimas décadas foi muito impactada pela caça e pela devastação das nossas florestas. Antigamente, estima-se que 400 mil muriquis habitavam a Mata Atlântica. Hoje, são menos de 3 mil: os muriquis-do-norte, que estão espalhados em Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, e os muriquis-do-sul, que vivem em São Paulo, Rio de Janeiro e no Paraná – são esses os que se encontram no Parque das Neblinas!

Mas os menos corajosos podem ficar tranquilos: é muito, mas muito improvável que um visitante consiga avistá-lo no Parque. Isso porque os muriquis vivem em locais mais isolados, de mata fechada. No entanto, pesquisadores já identificaram o animal na área e inclusive utilizaram o Parque das Neblinas como sítio de pesquisa para um estudo sobre conservação e monitoramento da espécie. Se quiser saber mais, clique aqui.

Voltando às características do muriqui, seu rabo é ainda maior que o corpo e ele o utiliza a seu favor, para o deslocamento de galho em galho. A espécie tem polegares e outros dedos bem longos para que possa agarrar com firmeza o que quiser. Aliás, ele atua como dispersor de sementes e é essencial para manter a diversidade da floresta, sabia?

O muriqui não é nada agressivo. Muito pelo contrário! Não se impressione se um dia você ver um grupo de muriquis se abraçando, porque os abraços grupais entre a espécie são bem comuns! Além disso, os adultos sempre cuidam dos seus filhotes, chegando a fazer pontes com o próprio corpo para os menores passarem de uma árvore para outra, e ainda se ajudam na hora de coletar alimentos, que variam entre frutas, folhas e flores.

No Parque das Neblinas, atuamos para contribuir com a conservação desta e de outras mais de 1.250 espécies que já foram registradas na área.  Quer conhecer mais sobre nossa atuação e as ações que desenvolvemos? Agende já sua visita!

 

Comentários

    1. Olá Adriana!

      Ficamos felizes em saber que você quer aproveitar o dia em nosso parque!

      O Parque das Neblinas fica entre as cidades de Mogi das Cruzes e Bertioga, no estado de São Paulo. Para tirar dúvidas sobre a estrutura do parque e agendar uma visita, entre em contato por e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br ou pelo telefone (11) 4724-0555 / (11) 4724-0556. Também dê uma passada em nosso site http://www.ecofuturo.org.br/blog/projeto/parque-das-neblinas/o-parque/ e saiba mais sobre as atividades que você pode realizar! 🙂

  1. Parabéns!O amor e cuidado com que vocês protegem essas maravilhas da natureza .Os animais são joias preciosas ,mas os primatas, são especiais .
    Ecofuturo vocês são fantásticos.

    1. Agradecemos o carinho, Raquel! A conscientização e conservação da natureza é muito importante para nós! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário