19 jan

Volta às aulas: boa oportunidade para incentivar a leitura!

Daqui a pouco as aulas estão de volta e é importante recarregar as energias e se organizar para começar um novo ciclo a todo vapor! E como em todo começo de ano, é comum a gente fazer promessas e estabelecer metas dos mais diferentes tipos. Que tal, então, aproveitar o início do ano letivo para focar em fortalecer o hábito da leitura, incentivando os pequenos e se propondo a ler cada vez mais, inclusive “para” e “com” as crianças?

A leitura ajuda a enriquecer o vocabulário e a interpretação de textos, adquirindo conhecimento sobre assuntos variados e melhorando também a escrita. Quem lê bem, escreve melhor, não é? Mas os benefícios vão muito além…

A leitura é muito importante, sobretudo na infância e juventude, pois abre as portas para o conhecimento, dá acesso a novas culturas e realidades, além de estimular a criatividade e a imaginação.

Para quem está na escola, a prática também contribui para ter um desempenho melhor em todas as disciplinas. Isso porquê o desenvolvimento pleno da competência permite que a criança interprete e compreenda melhor os textos, como enunciados de questões, ajudando a resolver até mesmo problemas de matemática, por exemplo, com mais rapidez e assertividade.

Quando praticada em grupos, ou em espaços coletivos, como nas Bibliotecas Comunitárias, a leitura contribui ainda para a socialização: as crianças aprendem a cuidar do que é coletivo e a se relacionar com os colegas. Promover rodas de leitura é uma boa dica!

Se você é estudante ou tem filhos na escola, a volta às aulas é uma ótima oportunidade para focar no incentivo à leitura! Comece com um livro que traga algum tema do interesse da criança e logo, os pequenos tomam gosto pelo hábito… O importante é aproveitar este início para abrir portas para um novo ano letivo de muito aprendizado!

Boas leituras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário