Seções
Você está aqui: Página Inicial > Sala de Imprensa > Releases > Projetos > Escolas da Região Nordeste do país solicitam mais de 4000 kits de participação do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso
Ações do documento

Escolas da Região Nordeste do país solicitam mais de 4000 kits de participação do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso

Data limite para envio de textos é dia 30/08/2007. Na última edição do Concurso, estudantes de Petrolina, em Pernambuco e Joselândia, no Maranhão, estavam no grupo dos 60 vencedores

São Paulo, __ de agosto de 2007 - Escolas de todos os Estados da região Nordeste estão participando do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso - O Melhor Lugar do Mundo, promovido pelo Instituto Ecofuturo, que este ano está aberto para a participação de estudantes e professores de todas as idades, de todo o país.

O 6º Concurso de Redação Ler é Preciso foi divulgado em 175 mil escolas, entre elas, mais de 16 mil instituições públicas e privadas solicitaram os kits de participação, sendo 25% deste total solicitado por escolas da região Nordeste. Por conta da greve nas escolas do Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba e Rio Grande do Sul, a entrega das redações, que inicialmente era 15/06/2007, foi prorrogada para o dia 30/08/2007, possibilitando, assim, que mais interessados pudessem participar e escrever sobre o tema deste ano que aborda a questão da sustentabilidade no planeta. A expectativa deste ano é de mobilizar cerca de 1 milhão de pessoas, entre alunos e professores do Brasil.

Na quinta edição do Concurso, em 2005, duas estudantes da Região Nordeste foram as autoras de dois dos 60 textos premiados: a maranhense Patrícia Matos Araújo, da cidade de Joselândia e Laina Kariny Alves da Silva, de Petrolina, interior de Pernambuco. A primeira, além de estar entre os 60, levou para “casa” uma Biblioteca Comunitária Ler é Preciso. A instalação de uma Biblioteca Comunitária do Ecofuturo faz parte da premiação do Concurso . A cidade é indicada em assembléia pelos próprios vencedores, juntamente com seus pais e professores. Joselândia foi escolhida por unanimidade na quinta edição por ser uma comunidade que apresenta inúmeras carências, principalmente na área de educação.

Laina, de Pernambuco, recebeu uma bolsa de estudos num colégio particular e numa escola de inglês. Além disso, motivado pelo talento apresentado por ela no Concurso, um empresário também a presenteou com um computador. (Leia as redações de Patrícia e Laina na íntegra no arquivo anexado).

Os resultados de uma pesquisa, realizada pelo Instituto Ecofuturo com todos os 60 vencedores desta última edição, mostram que a maioria dos alunos, 96%, sentiu que a participação no Concurso mudou sua vida positivamente e 80% dos que costumavam ler e escrever aumentaram o hábito de leitura. Os professores notaram que 91% dos alunos obtiveram alguma melhoria no nível de compreensão de texto e envolvimento com a escrita/leitura, sendo que destes, 65% alcançaram melhorias significativas.

As escolas e estudantes interessados em participar desta sexta edição do Concurso Ler é Preciso ainda podem solicitar o material por meio da Central de Relacionamento no número 0800 772 0099, ou fazer o download de todo o material de apoio, incluindo Caderno do Professor – repleto de dicas para discussões em sala de aula e a criação dos textos, o livro A vida que a gente quer depende do que a gente faz – publicação inédita do Ecofuturo com artigos de renomados escritores com propostas de sustentabilidade do planeta - e a ficha de inscrição para o envio das redações, no site www.omelhorlugardomundo.org.br.

A premiação

As 60 redações vencedoras serão selecionadas por um grupo de jurados bastante diversificado em idade, formação e atuação profissional. O júri, consciente de que não se trata de uma avaliação escolar, procura o “brilho” das redações, ou seja, a criatividade e a originalidade.

Os vencedores serão premiados com computadores e clássicos da literatura universal Suas redações serão publicadas em um livro coletivo, com as características de interatividade e diversidade que marcam o Somos e queremos, produto final do 5º Concurso de Redação Ler é Preciso, que encantou e “cooptou” leitores bem diversificados, de crianças a executivos, de jornalistas a políticos. Outro grande momento da fase de premiação do concurso é a realização da assembléia participativa com os vencedores, que decidem, por consenso o município que ganhará uma Biblioteca Comunitária Ler é Preciso em local a ser selecionado.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip) tem como missão promover a educação ambiental, contribuibdo com a  construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade. O Instituto Ecofuturo tem como mantenedor o Grupo Suzano  e seus projetos contam com o patrocínio de diversas empresas e a parceria com poder público, ONGs, institutos de pesquisa e universidades, nas áreas de educação e meio ambiente.

Programa Ler é Preciso

Os projetos Concurso de Redação Ler é Preciso e Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, desenvolvidos pelo Ecofuturo, atuam de forma integrada e viabilizam a democratização do acesso ao conhecimento e a redução do analfabetismo funcional, com o objetivo de contribuir para o domínio crítico da linguagem e da competência de comunicar-se pela escrita por meio da implantação de bibliotecas em comunidades de baixo IDH e a promoção da escrita nas escolas de todo o País. As ações priorizam crianças, jovens, educadores e líderes comunitários.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

GWA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

CAMILLA SALMAZI

(11) 3816-3922

camilla@gwacom.com

 

MARCENARIA COMUNICAÇÃO E CULTURA

(11) 3875-1738

LEANDRO NOMURA

(11) 8555-5165

leandro@mcomcultura.com.br

DÉBORAH OLIVEIRA

deborah@mcomcultura.com.br