Cuido, logo existo. A gramática do cuidado.

Este livro reúne e torna concreto e palpável o material selecionado entre milhares de textos de participantes do 7.° Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso, realizado pelo Instituto Ecofuturo em 2011.

O resultado compila experiências e visões de cuidado que mostram que nossa gente hoje não fica só na esperança: está chegando à “esperança crítica” de que nos falava Paulo Freire, aquela esperança capaz de transformar a realidade. 

O livro tem Branca de Neve, extraterrestre, deus da mitologia, rio de suco de fruta, história de amor, saudade, cordel, reza, videogame e muito mais. Cada um dos 12 capítulos do livro diz respeito a um aspecto do viver cuidando da vida: a utopia, o compromisso com os valores da terra e do humanismo; uma BIO-lógica; o modo feminino do cuidado; uma agroecologia para produzir com cuidado, sem esgotar; sobriedade contentamento para usar e consumir com consciência e sabedoria; uma ECOnomia do cuidado; uma educação para o cuidado, que substitua a angústia e o medo do fracasso pelo entusiasmo de aprender, apreciar e solidarizar-se; uma sensibilização para o cuidado; uma religação com os outros; o uso de ferramentas para buscar informação, selecionar, multiplicar e disseminar; uma ação competente – situada, planejada, criativa.

Cada texto vem também ligado a uma ideia gramatical que, por sua vez, está relacionada à gramática do cuidado. As páginas são salpicadas por mais de 200 “pérolas” cuidadosamente pescadas pelo grupo de jurados, atraídos pelo brilho da espontaneidade ou por um jeito curioso de escrever. 

Para ler: versão em PDF

Para Escutar: baixe o áudio livro descritivo que foi elaborado para o acesso de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

Para assistir: Clique no vídeo abaixo e conheça o livro clip desta obra


Download PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário