Educação Ambiental: Programa Meu Ambiente

Encontros com a natureza são portas para o encantamento, que nos conduzem a uma nova leitura de mundo. O Meu Ambiente, programa de educação ambiental realizado no Parque das Neblinas, promove a valorização do ambiente natural como espaço educador e a conexão com o meio.

Por acreditar que a integração de livros, pessoas e natureza contribui para transformação da sociedade, o Ecofuturo desenvolve, desde 2010, o programa Meu Ambiente.

Realizado com escolas públicas do entorno do Parque das Neblinas, a iniciativa estimula a reflexão sobre questões socioambientais e incentiva educadores a criarem contextos de aprendizagem que envolvam os elementos da natureza, dentro e fora da sala de aula. A vivência na reserva é um convite à integração e à extensão de temas abordados na escola.

Até 2019, já participaram do Programa:

210

educadores

6 mil

alunos

90

escolas municipais de Bertioga, Mogi das Cruzes e Suzano

Metodologia

A metodologia do Meu Ambiente consiste em fases que envolvem educadores, monitores ambientais e estudantes. O Programa também promove a articulação com Secretarias de Educação e Meio Ambiente e instituições de ensino.

  • Fase 1

    Encontro de educadores no Parque das Neblinas

  • Fase 2

    Pré-vivência: atividades de professores com alunos na escola

  • Fase 3

    Vivência dos alunos no Parque das Neblinas

  • Fase 4

    Pós-vivência: expressão da vivência e trabalhos de fechamento na escola

  • Fase 5

    Encontro de fechamento com educadores

Galeria

Fotos: Eliza Carneiro