Nossa Visão

Nossas relações e escolhas definem as paisagens que criamos ao nosso redor. A conservação da natureza é um caminho por vezes desafiador, mas necessário.

Conservar significa repensar e transformar a nossa relação com a água, o solo, o ar, a biodiversidade, as pessoas e as paisagens, o que impacta em todos os vínculos que existem em um território. Para que uma ação tenha sucesso, então, ela não deve ser apenas de um ator, mas sim de todos que integram e interagem no ambiente.

A transformação da área pode gerar incertezas e conflitos, mas também traz inspiração e oportunidades. Portanto, o processo de diálogo e criação constante de significados para os diferentes atores é tão importante quanto o próprio processo restaurativo.

Juntos, eles permitem modificar ou manter as paisagens, onde todas as vidas são respeitadas e as pessoas convivem com a natureza, da qual fazem parte, de maneira harmônica. Juntos, criamos e compartilhamos valor.

Mesmos caminhos, novos rumos.

Há 20 anos, a Suzano fez a escolha de transformar algumas das suas fazendas de plantação de eucalipto para produção de celulose e papel, em uma reserva ambiental: o Parque das Neblinas. Hoje, o Parque é considerado um case em restauração e gestão ambiental e inicia um novo ciclo, ressignificando o papel, modelos e impactos da conservação dentro do contexto da Suzano e no país.

  • 1940 - 1960

    A Mata Atlântica que existia no local foi suprimida para produção de carvão pela indústria siderúrgica. Com o mesmo fim, tiveram início plantios de eucalipto.

  • 1961 - 1990

    Em 1966, a Suzano comprou a área e conduziu os plantios de eucalipto, visando a produção de celulose e papel. A partir de 1988, com a criação da área de Meio Ambiente da empresa, conceitos ambientais em manejo florestal começam a ser aplicados no local.

  • 1991 - 2000

    Na década de 1990, a Suzano identifica a vocação do local para conservação ambiental. Em 1999, o Instituto Ecofuturo é fundado e assume o desafio de transformar a área em uma reserva.

  • 2001 - 2019

    Em 2004, o Parque das Neblinas é inaugurado oficialmente e, desde então, o Ecofuturo – responsável pela gestão da reserva – desenvolve ações em prol da conservação e educação ambiental, com envolvimento da comunidade e do poder público local.

Atuamos para construir, sustentar e inspirar relações e escolhas que criem ambientes de coexistência harmônica entre as pessoas e a natureza, e contribuam para a formação de leitores de mundo capazes de transformar - de forma positiva - as paisagens ao seu redor. Porque só é bom para nós se for bom para o mundo.

Responsabilidade compartilhada

Conservar também é inspirar e transformar. O Parque é uma reserva da Suzano, gerenciada pelo Instituto Ecofuturo, onde são desenvolvidos projetos de restauração e conservação, além de educação e vivência ambiental, com a colaboração da comunidade de Taiaçupeba (distrito de Mogi das Cruzes onde fica a entrada da área) e do poder público.