Biblioteca Virtual

Plano de Manejo da Reserva Natural Sesc em Bertioga

O Plano de Manejo da Reserva Natural Sesc, em Bertioga, foi elaborado em parceria com o SESC e sob a coordenação técnica-executiva do Instituto Ecofuturo.

Resumo do Plano de Manejo – RPPN Botujuru

A RPPN Botujuru – Serra do Itapety pertence a SPLF Investimentos e Participações LTDA e foi criada devido à importância socioambiental e histórica da Fazenda Rodeio, em Mogi das Cruzes, na Serra do Itapeti.

Dossiê de Atividades 2013

5º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas

Atividades em Áreas Naturais

Educação socioambiental na prática!

Boas práticas de leitura em bibliotecas comunitárias Ler é preciso

Confiar no texto, habitar os livros.

Leitura e escrita de qualidade para todos

Reflexões sobre a política de promoção da leitura no Brasil

Áudio – Entrevista Ricardo Paes de Barros

Ricardo Paes de Barros é subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR).

Dia nacional da leitura: leitura e baraka

Ler em voz alta é tornar-se um encantador de histórias.

Vídeo oficina bibliotecas l recursos para implantação e manutenção de bibliotecas

O tema principal deste vídeo é como acessar recursos financeiros em âmbito Federal, estadual e municipal, passando pelos ciclos orçamentários como a LOA, PPA

Plano de manejo da RPPN Botujuru – Serra do Itapety

Plano de manejo da RPPN Botujuru – Serra do Itapety

Vídeo oficina educação socioambiental I produção e consumo de água

Como foi a chegada da origem da água na terra e como ela chega até as nossas torneiras?

Vídeo oficina educação socioambiental I atividades em áreas naturais

O que são vivências com a natureza? Rita explica a importância de praticá-las, e quais as vantagens para o educador e o aluno, famílias e monitores ambientais.

Vídeo oficina leitura e escrita I biblioteca universal

Heloísa conduz o bate papo com o telespectador com a leitura de um trecho do livro guerra do fogo, cuja ação acontece na pré-história.

Vídeo oficina educação ambiental I espécies exóticas e invasoras

O que são espécies NATIVAS e EXÓTICAS? Paulo Groke explica sobre o conceito de nativas e exóticas e como é aplicado na agricultura e silvicultura e como elas ameaçam os ecossistemas, exemplificando formas de prevenir ou tratar o problema.

Vídeo oficina gestão de áreas naturais I unidades de conservação

O que são unidades de conservação? Guilherme descreve a legislação pertinente às Unidades de Conservação, relata o que são e quais são os objetivos de criação dessas áreas.

Áudio – Brincar de ler

Artigo de Christine Castilho Fontelles sobre a importância da leitura na primeira infância.

Áudio – Tenho uma reserva florestal: e daí?

Artigo de Paulo Groke, engenheiro florestal, sobre conservação de remanescentes florestais.

Caderno do professor – orientações para a escrita

Escrever com gosto, liberdade e espontaneidade é uma conquista diária.

Ler para escrever para ler

Dicas simples e preciosas para apoiar a escrita autoral

Ecologia e literatura

Há muitas formas de pensar sobre sustentabilidade. A literatura é uma delas.

Livros para bebê, crianças e jovens

Sugestões de leituras tendo em vista fases da vida

Saber cuidar III

Propostas para a educação socioambiental

Plano de manejo do parque natural municipal Francisco Affonso de Mello – parte III

O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, localizado em Mogi das Cruzes/SP, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes e o Instituto Ecofuturo.

Plano de manejo do parque natural municipal Francisco Affonso de Mello – parte II

O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, localizado em Mogi das Cruzes/SP, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes e o Instituto Ecofuturo.

Cuido, logo existo. A gramática do cuidado.

Redações vencedoras do 7.° Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso

Cuidados com a vida

20 autores compõem um quadro inspirador sobre cuidados com a vida

Passaporte para leitura

Ideias para encantar crianças com a leitura

Plano de manejo da RPPN “Entre rios” – parte II

Elaborado de forma participativa, o Plano de Manejo da RPPN Entre Rios contou com o envolvimento de 57 profissionais, entre equipe de coordenação, especialistas e profissionais diretamente ligados à Suzano Papel e Celulose.

Plano de manejo da RPPN “Entre rios” – parte I

Elaborado de forma participativa, o Plano de Manejo da RPPN Entre Rios contou com o envolvimento de 57 profissionais, entre equipe de coordenação, especialistas e profissionais diretamente ligados à Suzano Papel e Celulose.

Plano de manejo do parque natural municipal Francisco Affonso de Mello – parte I

O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, localizado em Mogi das Cruzes/SP, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes e o Instituto Ecofuturo.

Seleção da espécie símbolo do Parque das Neblinas

Neste estudo, as avaliações são relacionadas às espécies: onça-parda (Puma concolor) e anta (Tapirus terrestris).

Riqueza e análise temporal de anfíbios anuros do Parque das Neblinas

Atividade reprodutiva das espécies de anfíbios anuros do Parque das Neblinas

Restauração da Mata Atlântica

Este trabalho teve como objetivo estudar a efetividade de técnicas para acelerar a regeneração natural da vegetação nativa em talhões de Eucalyptus saligna abandonados.

Plano de manejo sustentável para Heliconia Velloziana

Este trabalho teve como principal objetivo a elaboração de um plano de manejo sustentável para Heliconia Velloziana.

Organização de proprietários rurais por meio da cadeia produtiva da palmeira juçara

Este trabalho se inicia no Parque das Neblinas – Instituto Ecofuturo, posto Avançado da Reserva da Biosfera, em parceria com a Cooperativa Pios da Mata, no distrito de Taiaçupeba, área de manancial do Alto Tietê, entorno do Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Itutinga – Pilões.

O caçador tradicional de Taiçupeba

Durante um estágio no Instituto Ecofuturo, eu fui mandada ao Parque das Neblinas com a intenção de obter informação suficiente para elaborar um relatório de pesquisa sobre a caça e o extrativismo ilegal de plantas.

Mastofauna do parque das neblinas

Tem como objetivos conhecer as espécies de médios e grandes mamíferos no Parque das Neblinas

Ictiofauna do parque das neblinas

Fauna de peixes da Mata Atlântica

Leitura em números

Levantamento de todos os dados disponíveis em pesquisas nacionais e internacionais sobre o hábito de leitura do brasileiro

Estrutura de taxocenoses de girinos da mata atlântica

Esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a morfologia de girinos em corpos d’água de uma área de Mata Atlântica.

Composição, estrutura e dinâmica da comunidade de aves do Parque das Neblinas

Leia mais sobre o estudo.

Composição e biologia da Ictiofauna, Parque das Neblinas

O objetivo do presente trabalho foi identificar as espécies de peixes encontradas em segmentos do rio Itatinga, dentro do Parque das Neblinas, e analisar sua biologia, utilizando métodos não destrutivos. 

Manejo sustentável de populações silvestres de Heliconia Velloziana Emygdio

O objetivo deste projeto é fornecer bases para a elaboração de planos de manejo sustentável para populações silvestres de Heliconia Velloziana.

Atividades de voo de Melipona quadrifasciata Lepeletier

e sua preferência floral no Parque das Neblinas

Inventário do que podia ser bem melhor e será – o melhor lugar do mundo

Livro coletivo que reúne as 62 redações vencedoras, selecionadas entre os 30 mil textos da 6º edição do Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso.

Somos e queremos – nas pistas de Ayrton Senna – a conquista de um sonho

A publicação com as redações vencedoras do 5º Concurso de Redação Ler e Escrever é Preciso.

Entrando nos sítios de Monteiro Lobato

Publicação com as redações vencedoras do 4º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso.

Tirando de letra III – a turma do folclore e eu em defesa do meio ambiente

Publicação com as redações vencedoras do 3º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso.

Tirando de letra II – uma carta para o Brasil do século 21

Publicação com os textos vencedores do 2º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso.

Tirando de letra I – fazendo mágica com as palavras

Publicação com as redações vencedoras do 1º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso.

Análise da estruturação genética de duas populações de Eleutherodactylus parvus

Estudo realizado em duas Unidades de Conservação, localizadas em áreas serranas de Mata Atlântica

A infância e o livro

educar a criança pela razão sensível para a sustentabilidade

Fazendo mágica com as palavras

Leituras do Brasil III

Passaporte da leitura e da escrita

Orientações práticas e lúdicas para ajudar na formação de leitores e escritores

Leituras do Brasil

Convidamos Daniel Piza para desvendar o que pensam crianças e jovens sobre meio ambiente, política, economia, cultura, riqueza, pobreza…Brasil.

Saber cuidar II

Propostas para educação socioambiental

Saber cuidar I

Propostas para educação socioambiental

Leituras da natureza

Literatura para compreender a vida em coletividade e suas consequências sobre o futuro do planeta

Educação para a Sustentabilidade

Reflexões sobre os mais diversos temas ligados a sustentabilidade do planeta

Cuidados pela vida

Educar as crianças para o respeito à terra e aos homens como condição básica da nossa sobrevivência

A vida que a gente quer depende do que a gente faz

Leituras do Brasil II

Baú de ideias para escrever

Já pensou em escrever sobre a sua falta de tempo para escrever?

Passaporte brincar de ler

Dicas de como encantar crianças com a leitura desde a barriga da mãe

Para bem escrever

A publicação Para bem escrever, serviu de referência para professores participantes do da 7º edição do Concurso Cultural Ler e Escrever.

Passaporte pra qualquer lugar do mundo

Para ler e escrever

Pra que serve a literatura?

Convidamos 9 autores para escrever suas impressões sobre a importância de ler literatura desde a primeira infância

Roteiro de leitura pública

Promover leitura em voz alta, com e para todos.

Carregar mais postagens