Inventário do que podia ser bem melhor e será – o melhor lugar do mundo

Livro coletivo que reúne as 62 redações vencedoras, selecionadas entre os 30 mil textos da 6º edição do Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso.

O Inventário sobre o que podia ser bem melhor e será o melhor lugar do mundo pode ser considerado um levantamento minucioso do que pensam e sentem 600 crianças, jovens e adultos de todo o país sobre como deve ser e o que podemos fazer para chegar ao melhor lugar do mundo. Foi interessante notar que muitos participantes consideram a sua casa, o seu quarto, a sua cidade e a sua escola como os melhores lugares do mundo.

Este livro foi pensado e organizado de forma a lembrar um dicionário. Foram escolhidas palavras de A a Z que se relacionam às redações e às “pérolas” de alguma maneira. “Pérolas” são frases especiais que brilham numa redação, mesmo que ela não tenha sido vencedora. Neste livro existem cerca de 600 pérolas selecionadas pelos jurados do Concurso. A idéia de fazer este quase-dicionário é despertar a curiosidade do leitor trazendo à tona certas palavras que não costumam fazer parte do nosso dia-a-dia, como tacitífluo, selenita ou pachouchada, por exemplo.

Mas não é por serem incomuns que essas palavras deixam de fazer parte da língua portuguesa. Apenas estão lá, esquecidas no dicionário por falta de uso, afinal, palavra que não é lida não é escrita e vice-versa. Ler e escrever são atividades que estão sempre juntas. Então brincamos com esse formato para resgatar o fiel amigo dicionário, fazendo-o mais presente em nossas vidas. 

Para ler: versão em PDF


Download PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário